Serviços
Serviço acontece até 10 de novembro em três regiões do Pantanal de MS
O Juizado Especial Federal Itinerante Fluvial está atendendo a comunidade ribeirinha do Pantanal de Corumbá. O serviço acontece até 10 de novembro em três regiões.
Segundo a Prefeitura de Corumbá, a prestação acontece com apoio de servidores do Comando do 6º Distrito Naval, da Marinha do Brasil. Dentre os serviços, a comunidade irá receber orientações sobre aposentadoria, auxílios, assistência e pensão.
O JEF Itinerante promove condições de acesso à Justiça Federal aos moradores de regiões carentes ou de difícil acesso, como os ribeirinhos, assentamentos e aldeias indígenas, a fim de ampliar a interiorização da Justiça Federal da 3ª Região no estado de Mato Grosso do Sul.
De 05 a 10 de novembro, o JEF Itinerante Fluvial irá prestar serviços de cidadania às comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas do Tramo Norte do Rio Paraguai, localizadas entre Corumbá (MS) e Poconé (MT). Para o mutirão, a equipe viaja no navio de transporte fluvial Almiranre Leverger, do 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil.
Ao longo dos 5 dias de ação, serão assistidos os ribeirinhos do Porto São Francisco, comunidades de Paraguai Mirim, Tuiuiú, Piuval, Capim Gordura, Domingos Ramos, Castelo, Ilha Verde, Mato Grande, Coqueiro, Bonfím, São Pedro, Chané, Aldeia, Uberaba, Acurizal, Comunidade da Barra do São Lourenço, Aterro do Binega e Porto Amolar.
Entre os serviços oferecidos estão aposentadorias urbana e rural, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, benefício assistencial e pensão por morte. Haverá também prestação de serviços e orientações sobre temas relacionados a Direito de Família, como pensão alimentícia, pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul.
Além da possibilidade de ajuizar ações sem a exigência de advogado, moradores locais terão acesso a orientações jurídicas relacionadas à Previdência Social, emissão do documento de identidade, expedição de primeira e segunda vias de certidões de nascimento e atendimento com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A comissão de psicologia jurídica do Instituto Brasileiro de Direito de Família de MS também realizará um trabalho de conscientização acerca da violência doméstica, abuso infantil, escuta e acolhimento das mulheres em situação de risco. Magistrados, servidores e estudantes irão trabalhar na coleta e inserção de dados cadastrais, consulta/requerimentos junto ao Instituto INSS (Nacional do Seguro Social), atermações, perícias e audiências.
Cronograma
A iniciativa conta com o apoio e participação da Prefeitura Municipal de Corumbá (CRAS, Povo das Águas); Marinha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), INSS, Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria Federal/Advocacia-Geral da União (PF/AGU-MS), Procuradoria da União/Advocacia Geral da União (PU/AGU-MS), Instituto Agwa, Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Defensoria Pública da União (DPU/MS), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (DPE/MS), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS (SEJUSP/MS), Ecologia & Ação (ECOA), Polícia Militar Ambiental (PM/MS), Instituto ACAIA Pantanal, Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Mato Grosso do Sul (ARPEN/MS), Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MS). Com informações do TRF3.
Destino turístico
Cantor esteve no Pira Restaurante na terça-feira, acompanhado de amigos e do empresário; artista sul-mato-grossense tem 35 anos e carreira marcada por sucessos nacionais
Meteorologia
Temperaturas variam entre 20°C e 24°C; instabilidade continua no município e região
Voltar ao topo