X

Social

Ação garante emissão gratuita de RGs em Corumbá

A primeira ocorreu em maio, com 435 documentos emitidos

Compartilhe:

A-

A+

Entre os dias 7 e 10 de julho, a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio do Instituto de Identificação, realizou uma ação social em Corumbá que garantiu a emissão gratuita de 419 carteiras de identidade.

A iniciativa, realizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) em parceria com a Prefeitura Municipal, levou cidadania e inclusão à população local, especialmente para quem enfrenta dificuldades no acesso a serviços públicos.

Durante os quatro dias de trabalho, a equipe composta por peritos papiloscopistas e atendentes da Capital realizou 482 atendimentos, incluindo 52 primeiras vias, 367 segundas vias e 63 orientações sobre documentação.

Conforme o diretor do Instituto de Identificação, Daniel Ferreira Freitas, essa foi a segunda edição da ação no município apenas neste ano.

A primeira ocorreu em maio, com 435 documentos emitidos. Segundo ele, a missão é garantir dignidade e acesso a direitos básicos por meio da documentação civil. Desde janeiro de 2024, o Estado já emitiu mais de 460 mil carteiras de identidade e está prestes a alcançar a marca de meio milhão de documentos confeccionados.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) substitui o antigo RG e unifica dados importantes do cidadão, utilizando o CPF como número único. O documento conta com QR Code para validação digital, segue padrão internacional e permite a inclusão de dados complementares, como tipo sanguíneo, título de eleitor e informações de saúde.

A primeira via é gratuita, com validade de 5 anos para crianças de até 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos e validade indeterminada para quem tem mais de 60 anos. A gratuidade da primeira via está garantida até 2032.

O agendamento para a emissão do novo RG pode ser feito pelo site servicos.sejusp.ms.gov.br. Para ser atendido, é necessário apresentar o CPF e a certidão de nascimento ou casamento. Documentos complementares são opcionais e podem ser incluídos de acordo com a necessidade do cidadão.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!  

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Corpo do jovem de Anastácio que estava desaparecido é encontrado no Rio Aquidauana

POLICIAL

Corpo do jovem de Anastácio que estava desaparecido é encontrado no Rio Aquidauana

Welliton Martins Benites estava desaparecido desde o dia 24 de outubro e seu corpo foi encontrado a 300 metros da ponte Boiadeira

Eterna Juma Marruá, Cristiana Oliveira visita vinícola em Aquidauana

Dia especial

Eterna Juma Marruá, Cristiana Oliveira visita vinícola em Aquidauana

Atriz esteve nesta quarta-feira, na vinícola Terroir localizada no distrito de Camisão; no local, vivenciou experiências que unem natureza, vinho e a essência do Pantanal

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo