X
Cultura

Centro Cultural abre inscrições para Dança do Ventre

Oficina será realizada em Campo Grande, com aulas a partir do dia 14 de fevereiro

Compartilhe:

A-

A+

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), através do Programa Educativo, está com inscrições abertas para a oficina de Dança Oriental Árabe, a tradicional Dança do Ventre, que será ministrada pela professora Mariaisha e direcionada para pessoas a partir de 14 anos.
 
A oficina será dividida em duas turmas: uma para iniciantes, com aulas às quartas e sextas-feiras, das 15h às 16h30, e outra turma às terças e sextas-feiras, das 18h30 às 20 horas, para aquelas pessoas que já iniciaram na dança do ventre. Será realizado um ?aulão? gratuito na próxima sexta-feira (10), às 18h30. As aulas terão início em 14 de fevereiro.
 
A oficina promoverá a arte de dançar como um elemento integrador e estimulador por meio da prática da vivência na dança, estimulando que as mulheres desenvolvam uma arte dentro de cada uma, de forma diferente, fazendo com que trabalhem as relações sociais, culturais e históricas e entendam mais sobre esta arte milenar que encanta com sua feminilidade.      
 
Pesquisas científicas comprovam que a dança do ventre proporciona benefícios à saúde física e emocional, melhorando a coordenação motora, fortalecimento e enrijecimento muscular e da região interna do ventre, emagrecimento. Também funciona como uma atividade física específica de baixo impacto, melhora o desempenho respiratório e circulatório, reeduca a postura e também auxilia em transtornos menstruais e hormonais, equilibrando as funções sexuais e facilitando contrações e dilatações.
 
Os benefícios da dança do ventre ainda vão além, proporcionando benefícios emocionais, como o aumento de confiança no seu potencial individual, desenvolvendo a autoestima e resgatando a feminilidade.

Paixão pela dança
 
A professora Mariaisha começou a praticar a Dança Oriental em 1999, em Campo Grande, com a professora Claudia Peruzzo, que hoje está na Espanha estudando dança. Praticou três anos de aulas no Studio Nidal Abdul, onde teve uma de suas primeiras apresentações. Estudou vídeos da professora Lulu Sabongi, que esteve na capital em 2007, e isso acabou despertando a vontade em Mariaisha de dançar e ser professora de dança. Ela teve aulas com grandes bailarinas da Casa de Chá Khan el Khalili em São Paulo, como Soraia Zaied, que atualmente é uma grande bailarina no Egito. Além de Najwa Zaidan, Juliana Marconato, Shirley Salihah, Nagla Yacoub, Marcia Yasmine, Aysha Ameé, e outros professores, como Paula Gobbo Chaves, do Grupo Litani, Lisa Lima, Tarik, Mahaila El Helwa, Ali Khalih e Anthar Lacerda, Isa Yasmin, Mario Kirlis Músico e o percussionista Matias Hazrum, diretamente da Argentina.
 
Além disso, Mariaisha participou do Curso de Formação para Professora e bailarinas, ministrado por Lulu sabongi, bailarina, professora e coreógrafa internacionalmente conhecida, de 2009 a 2011. Em 2009, trabalhou em projetos sociais da SAS, Centro de Assistência Social de Campo Grande, com aulas de dança para grupo de mulheres e adolescentes. Ministrou aulas particulares para um grupo de alunas, aonde havia também estudo sobre a cultura, culinária e a dança do Oriente.
 
Em 2010, Mariaisha esteve no Egito em uma excursão, para imersão a dança com a professora Lulu Sabongi, e participou de cursos com grandes nomes da Dança Oriental como Gamal Seif, Farida Fahmy, Ainda Nur e Nani Sabri.

Sobre o curso
 
O curso faz parte Programa Educativo que é direcionado para desenvolver ações que promovam a qualidade da experiência do público com diferentes manifestações artísticas, garantindo uma maior participação da sociedade ao CCJOG através dos cursos e oficinas.
 
O valor da mensalidade é de R$ 80,00, e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 08 às 18 horas, na secretaria do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo