X

Cultura

Centro Cultural abre inscrições para oficina de 'Violão Popular'

Aulas têm inicio em 05 de fevereiro. Vagas são limitadas.

Compartilhe:

A-

A+

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), através do Programa Educativo, está com inscrições abertas para a oficina de ?Violão Popular?, direcionada a pessoas a partir de 12 anos. As aulas têm inicio em 05 de fevereiro, terminam em dezembro com três turmas, sendo as quartas-feiras das 18h às 19h e aos sábados das 09h às 10h e das 10h às 11h, e serão ministradas pelo professor Roberto Carlos Alves, o Betinho.
 
A oficina tem o objetivo de estimular e incentivar o gosto à música nacional e regional de Mato Grosso do Sul, desenvolvendo a inteligência musical e a socialização através de aulas em grupos e conhecimentos musicais com o ensino melódico, harmônico e rítmico através do violão e com apostila de fácil entendimento.
 
Betinho é professor de violão, cavaquinho, percussão e banjo com mais de 20 anos de carreira, ministra a mesma oficina desde 2009 no Centro Cultural e também ministra aulas pela Fundac (Fundação de Cultura de Campo Grande). Ministrou aulas no Centro de Convivência do Idoso e também no projeto Pró-Jovem. Já realizou curso de violão com o professor Vladimir Benedito de Carvalho e participou do curso técnico no Conservatório Musical de Campo Grande.
 
No conteúdo programático da oficina estão incluídos os seguintes assuntos: Iniciação ao violão (nomenclatura, cifras, as notas, função dos dedos); Prática dos acordes naturais maiores, menores e maiores com sétima da dominante sem pestana (mudança de acordes, combinações harmônicas); Vivência rítmica através de batidas (rasqueado e dedilhado) ao violão combinando os seguintes estilos musicais: balada, guarânia, chamamé e soul; Repertório para apresentação: Chalana, Tocando em Frente, Mercedita, Menino da Porteira e exercícios melódicos para independência e fixação da mão esquerda.
 
As vagas são limitadas e a mensalidade tem o valor de R$ 80,00 + aquisição da apostila no valor de R$ 40,00.
 
As inscrições devem ser realizadas na secretaria do Centro Cultural, que fica na Rua 26 de agosto, 453, de terça a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-1795.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta sexta

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta sexta

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Motociclista fica gravemente ferido ao bater em caminhão em Aquidauana

TRÂNSITO

Motociclista fica gravemente ferido ao bater em caminhão em Aquidauana

Vítima foi socorrida pelo Samu e transferida para Campo Grande; acidente ocorreu no mesmo local onde pastor morreu em novembro de 2025

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo