28 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana

Região povoada há mais de 10 mil anos se tornará o maior museu a céu aberto do país

19 MAI 2021 - 13h03min
Cristiano Arruda e Samara Oliveira

A Região da Estrada Parque de Piraputanga se tornará o maior Museu a céu aberto da região de Mato Grosso do Sul. Uma equipe de pesquisadores estiveram na manhã desta quarta-feira (19), na região ajustando os detalhes do novo ponto turístico e histórico da região.

Atlântico Super Center - Terça Verde do Real_28Set_09

Conforme o arqueólogo, Gilson Martins, a região é um sítio arqueológico reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), visto que, a área foi ocupada por habitantes há mais de 10 mil anos, no final da era do gelo. “Houveram grandes transformações ambientais ao longo dos anos, até a chegada dos primeiros seres humanos na região.”, conta.

Povos e sociedades diferentes, de alguma forma escolherem o lugar para viver; O arqueólogo conta que esses mesmos habitantes sabiam reconhecer a natureza, como cachoeira, estrela e até animais. “Pra eles, aquilo virava símbolo de alguma coisa, tinha algum significado muito grande para eles e era reproduzido nos paredões por algum motivo”, explica.

Para quem não conhece a área onde esse sítio fica é fácil, é a parte da Estrada Parque que está sendo asfaltada, no sentido Palmeiras. Quem passa pelo local pode perceber diversos paredões rochosos. Ao O Pantaneiro, Gilson detalhou que um deles era considerado como um local “sagrado”. Se você já passou por lá, já deve ter percebido um mirante, nele diversas gravuras rupestres  estão desenhas.

Como uma espécie de identidade do local, a equipe de arqueólogos convidou a artesã aquidauanense Anelise Godoy, para reproduzir as gravuras em uma pedra de arenito que ficará exposta à margem da rodovia. “Pra mim é uma honra poder fazer parte desse projeto, eu trabalho com vários tipos de rochas, e quando ele (O Gilson) falou desse trabalho que estava realizando no local logo topei.”, afirmou a artista visual sobre o trabalho que ela está fazendo na rocha e sobre os desenhos feitos por ela que ficarão nas placas do local.

Serão instaladas duas placas, após a implantação do asfalto com o objetivo de informar aqueles que passam pelo local sobre a importância da história resgatada, preservada na área.

No sítio já foram encontrados artefatos como, pedras lascadas que, foram usadas como ferramentas por povos caçadores e coletores de alimentos, que foram catalogados e encaminhadas para um Museu da Universidade Federal, na capital (UFMS), além do próprio mirante, que é um destaque na rodovia. 

Com o aumento das visitas na local, as pessoas criaram um hábito de mostrar que estiveram no local, as mesmas acabam depredando a aréa preservada, quem for pego realizando esse tipo de prática, pode ser preso. Então, seja consciente e colabore, preservando história da sua região. 

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vítima de um câncer, morre professora aquidauanense Nara Ortencia

2
Policial

Homem perde a vida ao atravessar Rio Miranda a nado

3
Aquidauana

Princípio de incêndio interdita Ponte Velha em Aquidauana

4
Policial

Policiais civis deflagram segunda fase da operação e prendem mais um envolvido

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Médicos

Nei Pires Borges - Ortopedista

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2062
Pizzarias

Fiorella Pizza

Duque de Caxias, 1171 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8172
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo