X

Piraputanga

Pesquisadores implantam ponto de informações turísticas em sítio arqueológico de Aquidauana

Compartilhe:

A-

A+

Equipe de pesquisadores estarão nesta quarta-feira (19) no sítio arquelógico localizado em Piraputanga, distrito de Aquidauana, para terminar a implantação de um ponto de informações turísticas. 
 
A informação é do arqueólogo, Gilson Martins, que integra a equipe de pesquisadores. 
 
Conforme o arqueólogo, os trabalhos no local, que deve se transformar em um museu a céu aberto, estão quase na fase conclusiva. 
 
O sítio arqueológico ganhou repercussão nacional e chegou a ser exibido em programa especial da Rede Globo. 
 
No local, foram encontrados vestígios de povos ancestrais que ocuparam a região há milhares de anos. Entre os artefatos encontrados estão algumas pedras lascadas que, foram usadas como ferramentas por povos caçadores e coletores de alimentos, há mais de 5 mil anos.
 
Todos os materiais coletados são levados para o Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em um dos arquivos, estão guardadas mais de duzentas mil peças, de várias regiões do estado. A mais antiga, tem 12 mil anos.
 
Além disso, na área na área habitada em um passado remoto, a história não é encontrada somente embaixo da terra. Fendas no topo dos morros da região, indicam a existência de quedas d’água, formando córregos, que desembocavam no rio Aquidauana.
 
Os pesquisadores encontraram ainda, no topo de um dos morros, uma espécie de mirante e observatório astronômico, comparado a um planetário.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia apura circunstâncias da morte de jovem baleado em Miranda

Investigação

Polícia apura circunstâncias da morte de jovem baleado em Miranda

Vítima chegou a ser socorrida e transferida para Campo Grande, mas não resistiu; crime ocorreu na madrugada deste sábado

Proposta da Segurança Pública será votada pelo Senado na terça

Política

Proposta da Segurança Pública será votada pelo Senado na terça

PEC prevê mudanças na atuação das forças policiais e no sistema penal; emendas também discutem redução da maioridade penal

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo