Docente leciona engenharia florestal e apresentou projeto inovador empresarial
Karina Aguilar
Publicado em 22/12/2023 às 07:56
Atualizado em 10/09/2026 às 14:26
A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia) premiou na última sexta-feira, 18, pesquisadores destaques na produção científica de Mato Grosso do Sul. A professora Adriana de Fátima Gomes Gouvêa, da Uems (Universidade Estadual de MS) de Aquidauana, conquistou o terceiro lugar.
O Prêmio Fundect de Pesquisa Sul-Mato-Grossense 2023, que é realizado a cada dois anos, premiou quatro professores do quadro da Uems. Adriana, docente do curso de Engenharia Florestal obteve o terceiro lugar na subcategoria Inovação para o Setor Empresarial.
"Fiquei muito feliz com a conquista, isso nos motiva e engrandece toda a comunidade acadêmica da UEMS, em especial do curso de Engenharia Florestal, no qual atuo. Trabalhar com inovação é sempre um desafio, principalmente quando pensamos que algo, de fato, pode ser útil para a sociedade e que seja sustentável", analisa.
Ela ainda complementa que, atuando na área de produtos florestais, é importante destacar que o bioma sul-mato-grossense tem uma riqueza incomparável. "Esse contexto desperta muito interesse dos setores empresariais, e isso favorece pesquisas inovadoras e sustentáveis. Essas pesquisas influenciam o crescimento, inclusive dos trabalhos, motivação perspectivas dos discentes do curso de Engenharia Florestal, da UEMS de Aquidauana".
Foram distribuídos R$ 90 mil em prêmios. A premiação é dividida em duas categorias: Pesquisador Destaque e Pesquisador Inovador. A primeira categoria está dividida em três subcategorias: Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas. Já a segunda está subdividida em Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público.
Além da premiação, os(as) cientistas em primeira colocação serão indicados ao Prêmio Nacional Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Johanna Döbereiner” - Edição 2023, permitindo a popularização dos resultados das pesquisas do Estado para todo o Brasil.
Na subcategoria Pesquisador Destaque em Ciências Exatas, o prof. Dr. Sandro Márcio Lima obteve o primeiro lugar; ele é integrante do Centro de Pesquisa em Recursos Naturais (CERNA), localizado na UEMS/Dourados. Como Pesquisador Destaque em Ciências Humanas, o prof. Dr. Ruberval Franco Maciel obteve o segundo lugar; ele é docente do curso de Medicina da UEMS/Campo Grande e coordenador do Projeto UEMS na ROTA.
A vice-reitora da UEMS, Luciana Ferreira, destaca que “o reconhecimento do trabalho de planejamento estratégico que implantamos na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) é fator de grande alegria, pois foi ele que nos levou ao prêmio de pesquisa para inovação no setor público. Estendo esse prêmio a todos da equipe da Proppi que estiveram comigo nesse trabalho nos últimos 10 anos e aceitaram o desafio”. Ela ainda parabeniza os nossos docentes que foram premiados nas demais subcategorias, o que demonstra a capacidade da UEMS em trazer pesquisa de qualidade concatenada com as demandas do estado de Mato Grosso Sul.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo