Previsão é que curso seja ofertado a partir de 2025
IFMS de Aquidauana / Divulgação
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e o Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul, em colaboração com a Associação Flor e Espinho, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica. O objetivo é promover a mobilização social, a formação contínua de agentes culturais e o incentivo à economia criativa, além de divulgar as políticas culturais no estado.
Entre as metas da parceria, estão o fortalecimento da diversidade cultural, a ampliação do acesso a manifestações culturais locais e regionais, e a capacitação de agentes culturais para a preservação, produção e promoção de expressões artísticas.
O acordo terá validade de dois anos e o plano de trabalho inclui diversas iniciativas:
A coordenadora Rafaela Chivalski de Oliveira, professora de Artes no Campus Jardim, explica que essa cooperação é um passo importante para a estruturação do Núcleo de Arte e Cultura do IFMS (NUAC). “Além de promover a formação, esta parceria abre inúmeras oportunidades. Ela valoriza a diversidade local e fomenta a economia criativa, incentivando o empreendedorismo e a geração de renda”, destaca.
Rafaela também ressalta a importância do acordo para atender públicos em situação de vulnerabilidade. “Buscamos garantir a ampla divulgação das políticas culturais, incentivando a participação da comunidade e a inclusão de grupos historicamente marginalizados, como quilombolas, indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+”, acrescenta.
Os Comitês de Cultura reúnem redes de agentes culturais que, em colaboração com o Ministério da Cultura, desenvolvem atividades voltadas ao fomento cultural. Em Mato Grosso do Sul, o Comitê promove tanto manifestações culturais tradicionais, como as das comunidades indígenas e afro-brasileiras, quanto produções contemporâneas em diversas áreas artísticas, contando com a participação de organizações como a Companhia de Teatro e Circo Flor e Espinho, a Organização Caianas e o Camará Capoeira.
Desde 2016, o IFMS realiza o Festival de Arte e Cultura, um evento anual que acontece em todos os dez campi da instituição, visando estimular atividades culturais e artísticas, além de promover a troca de conhecimentos e a participação da comunidade. Neste ano, o festival ocorrerá entre novembro e dezembro em cidades como Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Economia
Foram localizados hidrocarbonetos no bloco de Aram
PolÃcia
VÃtima mentiu que iria ao posto de saúde para conseguir ir à delegacia
Voltar ao topo