X
Educação

Encceja Exterior: inscrições seguem até sexta-feira

Exame é voltado para brasileiros que vivem fora do país e desejam concluir os estudos

Divulgação/ MEC

Brasileiros que moram no exterior e desejam obter a certificação do ensino fundamental ou médio têm até sexta-feira (27), às 23h59 (horário de Brasília), para se inscrever no Encceja Exterior 2025. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo site oficial do Inep.

Podem participar jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada, desde que tenham no mínimo 15 anos (ensino fundamental) ou 18 anos (ensino médio) na data da prova. Durante o cadastro, o candidato deve escolher as áreas de conhecimento que deseja ser avaliado.

A edição também garante atendimento especializado a participantes com deficiência, gestantes, lactantes ou com outras condições. Travestis, transexuais e pessoas transgênero podem solicitar o uso do nome social.

As provas do Encceja Exterior serão aplicadas no dia 28 de setembro em cidades como Frankfurt, Nova Iorque, Lisboa, Paris, Roma, Tóquio e outras capitais com presença consular. Os exames ocorrem em dois turnos — manhã e tarde — e incluem provas objetivas com 30 questões cada, além de uma redação.

Aqueles privados de liberdade no exterior farão o exame entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, sob responsabilidade dos consulados brasileiros.

O Encceja permite que brasileiros no exterior retomem os estudos de forma oficial e reconhecida, com base em uma avaliação gratuita, organizada pelo Inep em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Social

Ação garante emissão gratuita de RGs em Corumbá

A primeira ocorreu em maio, com 435 documentos emitidos

Milagre

Bebê de 1 ano é salvo por socorristas após engasgamento em Rio Verde de Mato Grosso

O pequeno Victor Miguel Fernandes, de apenas 1 ano e meio, teve sua vida salva após se engasgar durante o almoço

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo