X

Esportes

Sistema a laser localiza franco-atirador

Compartilhe:

A-

A+

Franco-atiradores poderão ser descobertos em seus esconderijos antes mesmo de darem um único tiro, graças a uma tecnologia de vigilância a laser que será apresentada na Grã-Bretanha nesta terça-feira.


Companhias norte-americanas e européias estão acelerando a pesquisa de mecanismos de defesa contra atiradores, em resposta a ameaças no Afeganistão e no Iraque, e também em casa - mas a maioria dos instrumentos utiliza sistemas acústicos ou termais que dependem da espera pelo primeiro tiro.


Uma alternativa desenvolvida pelo grupo aeroespeacial europeu EADS pretende alertar para ataques e localizar com precisão o atirador antes mesmo dele puxar o gatilho, ao refletir luz em sua mira telescópica.


"É o mesmo princípio do 'olho de gato' no meio da estrada", explica Peter Talbot-Jones, líder do time de pesquisa da EADS Innovation Works.


Dispositivos 'olhos de gato' agem como a retina de um felino ao refletirem a luz dos faróis de um carro para iluminar a estrada em que ele circula.


Semelhante a um radar de velocidade em um tripé, a unidade ELLIPSE varre uma área com feixes de luz laser. Essas luzes refletem então de volta quaisquer lentes que foram atingidas por ela. Um processador distingue em seguida a assinatura que marca a mira telescópica do atirador.


Se várias máquinas forem instaladas ao redor de uma autoridade, por exemplo, a posição do atirador pode ser revelada assim que a mira dele for revelada por processo de "triangulação", técnica usada em navegação por satélite.


Reflexos de lentes de câmeras fotográficas e binóculos serão identificados e descartados, informou Talbot-Jones.


Por anos, detectar atiradores dependia de processos de investigação típicos de filme de Hollywood, como tentar descobrir onde um militar ou um atirador sozinho poderia se esconder. Apenas recentemente a tecnologia começou a ajudar na tarefa.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bonito apresenta iniciativas de turismo sustentável a agentes em Curitiba

Sustentabilidade

Bonito apresenta iniciativas de turismo sustentável a agentes em Curitiba

Evento reúne profissionais do setor para capacitação e relacionamento com destinos turísticos; estrutura de acesso ao destino sul-mato-grossense também foi apresentada no encontro

Homem é preso pela PM após furtar picanha e contrafilé em Anastácio

Flagrante

Homem é preso pela PM após furtar picanha e contrafilé em Anastácio

Ele fugiu para Aquidauana após ser perseguido por funcionários do supermercado; peças furtadas foram avaliadas em mais de R$ 210,00

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo