dothCom Consultoria Digital
Publicado em 04/05/2009 às 08:11
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
O comitê da candidatura de Tóquio aos Jogos de 2016 disse nesta segunda-feira que o apoio popular na capital japonesa subiu para 76% após a visita da comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), entre os dias 16 e 19 de abril.
Segundo palavras de um porta-voz da campanha, uma pesquisa feita com 3 mil pessoas pelo jornal Yomiuri Shimbun nos dias 27 e 28 de abril mostrou que cerca de 97 milhões de japoneses apoiam a capital japonesa como sede do evento.
Dados de outra enquete feita em janeiro, apenas entre os residentes na capital japonesa, mostraram que o apoio popular ficou em 69%, ou cerca de 23 milhões de pessoas.
A campanha publicou agora estes dados por conta das "especulações na imprensa" sobre o apoio popular à campanha de Tóquio, considerado um dos pontos fracos da candidatura.
"Seja qual for a pesquisa a ser considerada, podemos dizer com certeza que mais de 20 milhões de pessoas que apoiam os Jogos em Tóquio vivem perto de 97% das instalações propostas para o evento", comentou Ichiro Kono, à frente da candidatura.
Kono acredita que os Jogos em Tóquio seriam um sucesso de público, com 3 bilhões de potenciais espectadores em toda a Ásia.
A comissão de avaliação do COI, que chegou hoje a Madri, já passou por Chicago, Tóquio e Rio de Janeiro, e disse estar "impressionada" com o que viu até agora nas três cidades.
Os especialistas publicarão um relatório sobre suas impressões das quatro finalistas a sediar os Jogos Olímpicos de 2016 em 2 de setembro, um mês antes de o COI anunciar a cidade vencedora durante sua assembleia geral em Copenhague, capital dinamarquesa.
Audiência de custódia
Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva
Greve nacional
Paralisação dos funcionários começou nesta quinta-feira e segue por tempo indeterminado; clientes podem recorrer a canais digitais, caixas eletrônicos e lotéricas
Voltar ao topo