dothCom Consultoria Digital
Publicado em 04/12/2009 às 13:04
Atualizado em 10/09/2026 às 13:55
Após tantos encontros, Ney Franco e Cuca já parecem velhos conhecidos. Graças à passagem deles por times do Rio de Janeiro, foi comum vê-los se enfrentando em clássicos no Maracanã. Também comum foi o resultado desses jogos: empate. Foram dez em 12 confrontos em pouco mais de três anos, com uma vitória para cada um. Neste domingo, eles estarão frente a frente mais uma vez, no último round da luta de Coritiba e Fluminense contra o rebaixamento.

- São muitos empates. Tomara que aconteça outro, né? - brinca Cuca, que comandou a espetacular reação do Fluminense no Campeonato Brasileiro.
A igualdade no placar livraria a equipe carioca da degola e pode salvar também a paranaense, desde que o Botafogo não vença o Palmeiras no Engenhão. O Alvinegro carioca, aliás, é um dos pontos em comum entre os treinadores e pela primeira vez estará fora do duelo entre eles.
Há outras semelhanças entre o mineiro Ney Franco e o gaúcho Cuca: são da mesma geração (aos 43 e 46 anos, respectivamente), dificilmente se exaltam, têm uma certa preferência pelo esquema 3-5-2... Mas o que explicaria tantos empates?
- Há um histórico de dois treinadores que trabalharam na mesma praça, e por isso um acompanha o outro de perto. Por exemplo, eu saí do Flamengo, fui para o Botafogo e encontrei muitos jogadores que haviam sido treinados pelo Cuca. Isso ajuda na parte tática. Mas é mais coincidência mesmo. Acho que tivemos equipes com o mesmo perfil e a mesma qualidade técnica - argumenou Ney Franco.
O jogo deste domingo, no Couto Pereira, é apenas o segundo longe do Rio de Janeiro nesta série de encontros entre os dois técnicos. No ano passado, o Santos de Cuca recebeu o Botafogo de Ney Franco na Vila Belmiro. O resultado, claro, foi empate: 2 a 2. Outros seis jogos no duelo terminaram com o mesmo placar, todos em um Botafogo x Flamengo.
Os técnicos já decidiram duas vezes o Campeonato Carioca, e cada um levou a melhor uma vez, sempre pelo lado rubro-negro. E sempre com empates por 2 a 2. Em 2007, Ney Franco foi campeão. Neste ano, Cuca levantou o primeiro troféu na carreira.
Depois de tantos jogos em pouco tempo, é difícil esperar que um dos técnicos surpreenda o outro na última rodada do Brasileirão.
- O futebol não tem muito mais variações. Eu conheço bem os jogadores e as opções do Fluminense, assim como o Cuca conhece o Coritiba. Um não vai mudar a forma de atuar por causa do outro, isso seria errado. O jogo será decidido pela concentração, pela força física e pela qualidade técnica - aposta Ney, para em seguida elogiar o trabalho do adversário. - O Cuca resgatou a união e a autoconfiança no Fluminense. Você vê jogos e treinamentos coesos, com todos envolvidos.
Cuca também deixa claro que os 12 confrontos não abalaram a boa relação entre eles.
- Gosto muito do Ney. É uma pessoa maravilhosa, como pai, como amigo... Estamos sempre juntos, com nossas famílias. Desejo a ele toda a sorte do mundo. Exceto, lógico, quando jogar contra mim.
Retrospecto do confronto entre os dois técnicos
10/09/2006 - Botafogo/Cuca 0 x 2 Flamengo/Ney Franco (Brasileirão)
11/02/2007 - Flamengo/Ney Franco 3 x 3 Botafogo/Cuca (Carioca)
29/04/2007 - Botafogo/Cuca 2 x 2 Flamengo/Ney Franco (Carioca - final)
06/05/2007 - Flamengo/Ney Franco 2 x 2 Botafogo/Cuca (Carioca - final)
27/05/2007 - Flamengo/Ney Franco 2 x 2 Botafogo/Cuca (Brasileirão)
13/07/2008 - Santos/Cuca 2 x 2 Botafogo/Ney Franco (Brasileirão)
28/09/2008 - Botafogo/Ney Franco 1 x 1 Fluminense/Cuca (Brasileirão)
15/02/2009 - Botafogo/Ney Franco 1 x 1 Flamengo/Cuca (Carioca)
19/04/2009 - Flamengo/Cuca 1 x 0 Botafogo/Ney Franco (Carioca - final da Taça Rio)
26/04/2009 - Botafogo/Ney Franco 2 x 2 Flamengo/Cuca (Carioca - final)
03/05/2009 - Flamengo/Cuca 2 x 2 Botafogo/Ney Franco (Carioca - final)
19/07/2009 - Flamengo/Cuca 2 x 2 Botafogo/Ney Franco (Brasileirão)
Resumo:
Vitórias de Ney Franco: 1
Empates: 10
Vitórias de Cuca: 1
Gols nos confrontos: 41 (média de 3,42 por jogo)
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo