X
Esportes

Atletas de Aquidauana e Anastácio se destacam em diversas modalidades

Pantanal Extremo e Volta das Nações renderam resultados importantes para os atletas da região

Compartilhe:

A-

A+

Nas mais diversas modalidades, os atletas de Aquidauana e Anastácio vêm se destacando e trazendo prêmios importantes para a região. No último fim de semana, os municípios vizinhos conquistaram resultados expressivos no Pantanal Extremo - Jogos de Aventura, realizado em Corumbá, com a participação de competidores de todo o Brasil e do exterior.
 
O pódio de mountain bike teve, nos dois lugares mais altos, atletas da Associação Anastaciana/Total Bike. O título foi conquistado por Anderson Carvalho, com Wanderlei da Silva Santos levando o troféu de vice-campeão.
 
A prova foi disputada em duas etapas e premiou os atletas de melhor tempo. No primeiro dia, os competidores percorreram 45 minutos ininterruptos pelas ruas de Corumbá, enquanto o segundo dia teve um percurso superior a 64 quilômetros e trilhas de alta dificuldade. Apenas no Morro do Urucum, foram mais de cinco quilômetros de subida.
 
"A preparação para o Pantanal Extremo exigiu treinamentos específicos, pois é um percurso diferente daquele que estamos acostumados. Nesse período que antecedeu a prova, os atletas da nossa equipe estavam treinando mais de 300 quilômetros por semana, para ir bem na competição", destaca o vice-campeão Wanderlei Santos, lembrando que a prioridade, agora, é se preparar para o Campeonato Brasileiro do próximo ano.
 
Os ciclistas contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Anastácio e da Associação Anastaciana/Total Bike.
 
Canoagem
 
Não é de hoje que os atletas da região se destacam na modalidade de canoagem, e não foi diferente durante a disputa do Pantanal Extremo. Uma equipe de 21 atletas viajou de Aquidauana até Corumbá para participar da prova, considerada muito difícil e desgastante, com um percurso de 30 quilômetros no Rio Paraguai.
 
Com apenas alguns meses de treino, a aquidauanense Luiza Cavallieri já demonstrou todo o seu potencial e conquistou o título da categoria feminino. Destaque, também, para os atletas Nilton Benites, vice-campeão da categoria máster, e Antonio Garcia, terceiro colocado da categoria K1.
 
Aos 66 anos, o atleta aquidauanense Rubens Braga Romcy também foi bem e conquistou o quinto lugar da categoria K1 (4,5 m). Experiente, ele lembra que, diante da presença de atletas brasileiros e estrangeiros, o nível técnico da disputa se elevou ainda mais.
 
"Foi uma disputa muito boa com os atletas de outras regiões. Os canoístas do Paraná, por exemplo, vieram bem preparados e trouxeram equipamentos de ponta. Os resultados mostram que podemos melhorar e servem de aprendizado para as próximas competições", acredita Rubens, que também elogiou o trabalho de segurança feito pela Marinha e pelo Exército durante a prova.
 
A equipe de canoagem contou com o apoio da Disk Cimento e Academia Ativação.
 
Atletismo
 
Soldado do 9º BE Cmb (Batalhão de Engenharia de Combate) - Batalhão Carlos Camisão, o aquidauanense Leonardo Moraes da Silva Messias se consolida como um dos destaques do atletismo sul-mato-grossense.
 
Ele disputou a prova de 21 quilômetros da 5ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, conquistou o sétimo lugar na classificação geral e o vice-campeonato na sua faixa etária, à frente de muitos atletas do Quênia, país que se tornou referência no atletismo.
 
"Participei da prova pela quarta vez e acredito que a grande dificuldade foi o percurso, que mudou em relação aos anos anteriores", explica Leonardo, que também já disputou a Corrida Internacional de São Silvestre, realizada no último dia de todo ano, na cidade de São Paulo.
 
Leonardo pratica atletismo há mais de dez anos e treina seis dias por semana, correndo nas rodovias de Aquidauana e Anastácio. Para participar da competição, ele sempre conta com o apoio do 9º BE Cmb.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo