X
Futebol

Atlético-MG afunda Grêmio e abre dez pontos na liderança do Brasileiro

Estádio lotado contrasta com a situação do time gaúcho, que ficará longe do seu torcedor nos próximos jogos

Compartilhe:

A-

A+

O Atlético-MG superou o Grêmio por 2 a 1 nesta quarta-feira (3). Mais de 56 mil torcedores acompanharam o encontro no Mineirão, em Belo Horizonte, que teve 100% da ocupação liberada pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Enquanto isso, o clube gaúcho divide as atenções com julgamento no STJD e não deve ter o apoio da torcida nas rodadas que seguem.

Em duelo atrasado da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, o líder Galo foi a 62 pontos em 29 partidas, abrindo dez de vantagem para o Palmeiras (segundo colocado, também com 29 rodadas disputadas) e 12 para o Flamengo (terceiro, com dois jogos a menos). O Tricolor segue em situação difícil, na 19ª e penúltima posição, com 26 pontos, sete atrás do Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Os gaúchos têm 28 duelos realizados, um a menos que os baianos.

Desesperado, o Grêmio se lançou ao ataque desde o começo. Miguel Borja ficou no quase três vezes nos primeiros dez minutos. O atacante balançou as redes aos dois, mas o lance foi invalidado pelo árbitro de vídeo (VAR), que detectou impedimento do colombiano. Aos nove, ele perdeu a chance frente a frente com o goleiro Everson. Na sequência, acertou o travessão. Se a fase tricolor é ruim, a do Atlético é exatamente o contrário. Aos 11 minutos, o meia Matías Zaracho recebeu do atacante Diego Costa e abriu o placar no Mineirão.

O duelo foi para o intervalo sem lances de maior perigo. Na volta para o segundo tempo, o Grêmio chegou, enfim, ao empate. Aos dez minutos, Borja rolou e Jaminton Campaz finalizou, deixando tudo igual. Quis o destino que, aos 26, o próprio meia tocasse a bola com o braço na área, em lance verificado pelo VAR, após cobrança de falta. O atacante Eduardo Vargas cobrou a penalidade e recolocou o Galo à frente. A partir daí, a equipe mineira controlou as ações e foi pouco ameaçada pelos gaúchos, cada vez mais próximos do rebaixamento.

Os times têm clássicos pela frente no fim de semana, pela 30ª rodada do Brasileiro. No sábado (6), às 18h (horário de MS), o Grêmio visita o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre. No domingo (7), o Atlético mede forças com o América-MG às 15h, novamente no Mineirão.

(Foto: Twitter/Atlético-MG)

O que está ruim pode piorar

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Otávio Noronha, aceitou nesta quarta-feira (3) o pedido da Procuradoria para o Grêmio mandar jogos com portões fechados e não ter direito a carga de ingressos nas partidas como visitante até julgamento da invasão de torcedores ao gramado da Arena, em Porto Alegre, na derrota para o Palmeiras, por 3 a 1, no último domingo (31). O julgamento ainda será marcado.

Na ocasião, torcedores do clube gaúcho destruíram a cabine onde fica o monitor do árbitro de vídeo (VAR), próximo ao túnel que dá acesso aos vestiários do estádio, além de outros equipamentos de transmissão. O Tricolor foi denunciado pela Procuradoria nos artigos 213 (não prevenir e reprimir invasão, desordens e lançamento de objeto) e 211 (deixar de manter o estádio com estrutura necessária para garantir segurança) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Se for punido, o Grêmio pode receber uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil e perder até dez mandos de campo.

“Por conta da crise de desempenho da equipe do Grêmio nesta reta final do Campeonato Brasileiro, sua torcida olvidou-se da paixão pelo futebol, para declarar, e pior, travar, uma verdadeira guerra traduzida na medieval transformação da praça desportiva em palco de uma verdadeira batalha campal”, escreveu Noronha no despacho publicado no site do Tribunal.

“A agremiação tem ainda pela frente alguns jogos válidos pelo torneio, onde é razoável cogitar-se que novamente se poderá instaurar nos estádios, caso nada seja feito para se evitar, uma verdadeira praça de guerra, em detrimento à segurança de torcedores e profissionais envolvidos no evento”, completou o presidente do STJD.

Na zona de rebaixamento do Brasileiro, o Grêmio já não poderá contar com torcedores no clássico de sábado, às 18h (horário de MS), contra o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Para o duelo desta quarta, diante do Atlético-MG, no Mineirão, em Belo Horizonte, a torcida tricolor não teria direito a ingressos, porque a prefeitura da capital mineira ainda não autoriza a presença da torcida visitante em jogos realizados na cidade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo