dothCom Consultoria Digital
Publicado em 02/05/2008 às 07:58
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
Acontece no próximo dia 8 de maio, às 9 horas, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) o lançamento do Projeto Campo Futuro, iniciativa inovadora na agropecuária brasileira, que tem como objetivo favorecer o acesso de produtores rurais a mecanismos de gestão de custos de produção e estratégias de utilização das operações do mercado futuro.
Desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com as Federações da Agricultura de diversos estado brasileiros - entre os quais, Mato Grosso do Sul -; com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) e a Universidade Federal de Lavras (MG), o Campo Futuro pretende capacitar, em 2008, cerca de 500 produtores em todo o Brasil.
Segundo o assessor técnico da FAMASUL, Lucas Galvan, o projeto se divide em duas fases. "A primeira corresponde ao Curso de Gestão de Custos e Riscos, e uma segunda, que será implantada com a realização de painéis contendo informações sobre custos de produção e mercado agropecuário nas culturas de grãos, café, pecuária de corte e pecuária de leite, os chamados, Ativos do Campo", informa.
Ele ressalta que a primeira turma do curso de gestão, de todo o Brasil, será realizada no município sul-mato-grossense de Maracaju, entre os dias 12 e 16 de maio. "Em seguida o curso será ministrado em Campo Grande e Chapadão do Sul", acrescenta. Galvan informa também que além dele próprio, outros dois educadores do SENAR-AR/MS foram capacitados por técnicos da CNA e da BM& F para que possam ministrar o treinamento aos produtores que se interessarem pelo projeto.
Inicialmente, serão contemplados nesta fase do projeto produtores de soja e milho e pecuaristas de corte nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Tocantins e Santa Catarina.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo