X

Eventos

Centro Cultural abre nova turma de Danças Circulares dos Povos

Compartilhe:

A-

A+

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para a nova turma de "Danças Circulares dos Povos" para iniciantes, direcionada a pessoas a partir dos 20 anos. As aulas começam na próxima terça-feira (16), sempre as terças e quintas-feiras, das 8h15min às 9h15min e serão ministradas pela terapeuta ocupacional, bailarina, dançaterapeuta e focalizadora de danças circulares Franciella Cavalheri.


As Danças Circulares é um movimento que nasceu nos anos 70, quando o bailarino alemão Bernhard Wosien iniciou uma pesquisa para o resgate da cultura do povo Europeu. Praticadas onde Wosien residiu, na comunidade de Findhorn na Escócia, as danças tomaram proporções cada vez maiores pelos seus valores de resgate e de promoção da saúde individual e da comunidade como um todo.


Classificada como uma meditação ativa, as danças têm hoje um repertório de muitos países e são reproduzidas no mundo inteiro em rodas de diferentes etnias dançando outras diferentes etnias.


A arte destas danças são relevantes no que diz respeito à auto-compreensão, a percepção do outro e do grupo. Na oficina elas serão desenvolvidas de modo a ampliar o conhecimento, valorizando o bem estar físico e mental, tornando as vivências cada vez mais orgânicas. A sua prática levará a execução de um repertório de danças tradicionais e contemporâneas, assim como os seus valores atrelados. Ao incorporar, a dança vai lapidando os movimentos e a inspiração cresce até que se forme uma grande roda, com danças de muitos e reais significados.


"A oficina é composta por dinâmica terapêutica de grupo com formação em roda para a execução de danças étnicas que atuam subjetivamente e de forma lúdica sobre os indivíduos. As coreografias permitem o acesso às informações inconscientes que após serem trazidas para a consciência auxiliam no desenvolvimento físico, psíquico e mental do individuo", relata Franciella.


As vagas são limitadas e a mensalidade tem o valor de R$ 35,00. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 13h às 18h.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Moradores prestam últimas homenagens a Lourival em Aquidauana

DESPEDIDA

Moradores prestam últimas homenagens a Lourival em Aquidauana

Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

MEIO AMBIENTE

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo