X

Eventos

Guaicuru-Histórias de admirar abre a edição 2009 do Cena Som

Compartilhe:

A-

A+

Projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Cena Som abre a temporada 2009 com o espetáculo "Guaicuru-Histórias de admirar" do Teatral Grupo de Risco. A peça vai ser apresentada na próxima quinta-feira (2/4), às 20h no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. Os ingressos custam R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).


A peça retrata o mito de criação dos Guaicurus, o encontro com homem branco, a Festa do Bobo, a guerra do Paraguai, entre outros temas. O espetáculo utiliza técnicas de teatro de sombras e bonecos, além de atores em cena. Essa mistura de linguagens torna o espetáculo um campo instigante de reflexão a respeito de uma nação indígena que, embora muito estudada, é desconhecida pela maioria da população sul-mato-grossense.


A duração do espetáculo é de aproximadamente 55 minutos e sua classificação é 12 anos. Após o término da apresentação haverá um bate-papo com o grupo teatral sobre o espetáculo, a pesquisa e a linguagem utilizada.


O espetáculo "Guaicuru-Histórias de admirar" foi montado através do Prêmio Mirian Muniz da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE). Ele foi o resultado de 9 meses de pesquisas e técnicas sobre as múltiplas linguagens do teatro e formas animadas através do desenvolvimento dos estudos históricos, antropológicos e iconográficos sobre a trajetória histórica e resistência empreendida pela Nação Guaicuru, também conhecida como a etnia dos índios cavaleiros e guerreiros. Essa pesquisa incluiu visitas à Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, busca de acervos, audiovisuais e entrevistas com pesquisadores.


A direção da peça é de Lú Bigattão e Leandro Mello e o elenco é formado por Roma Román, Yago Garcia, Fernanda Kunzler, Carolina Araújo e Emmanuel Mayer. A peça já recebeu os prêmios de melhor espetáculo adulto, direção, texto original, sonoplastia, maquiagem, ator e atriz no Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro, além do Prêmio Circulação de Teatro da FUNARTE que levou o espetáculo a diversas cidades de Mato Grosso do Sul, Brasília e Goiás.


O Teatral Grupo de Risco tem 19 anos de atividades ininterruptas, produziu mais de 30 espetáculos, entre adultos, infanto-juvenis e de bonecos, além de documentários e programas de televisão, fomentando um trabalho profissional de artistas movidos por interesses e objetivos de criação e pautado, sobretudo nas questões mais profundas sobre a identidade cultural sul-mato-grossense. O compromisso solicitado com questões importantes da sociedade transformou o grupo em referência, tanto no desenvolvimento de pesquisas de linguagens estéticas, quanto na execução de projetos culturais e sociais envolvendo a arte.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Moradores prestam últimas homenagens a Lourival em Aquidauana

DESPEDIDA

Moradores prestam últimas homenagens a Lourival em Aquidauana

Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

MEIO AMBIENTE

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo