dothCom Consultoria Digital
Publicado em 29/10/2009 às 11:36
Atualizado em 10/09/2026 às 13:55
Na próxima terça-feira (3) começa a oficina de "Iniciação a Fotografia" com Bete Bulara, no Museu da Imagem e do Som (MIS). O curso, que é a 5ª das 8 propostas do "Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual", acontece de 3 a 6 de novembro das 13h30 às 17h30.
O curso pretende trabalhar com a percepção visual dos participantes como um exercício de interpretação do mundo visível por meio das luzes, formas e cores. Será discutida a construção social do olhar através da história, a estética da fotografia e suas relações representativas de mundo. O principal objetivo é alargar os conceitos sobre a estética visual e estimular o olhar mais apurado em conjunto com a sensibilidade crítica.
Nos dois primeiros dias os alunos acompanharão uma exposição teórica a respeito da linguagem fotográfica e seus significados dentro da arte, da publicidade e da imprensa. Nos três últimos dias acontecerá a exposição técnica sobre câmeras digitais e de película por meio de exercícios individuais e em grupo com a câmera. Depois haverá uma análise crítica dos resultados obtidos.
Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, a jornalista e fotógrafa Bete Bulara faz parte da equipe do CINEDUC desde 1975, onde participou de cursos para crianças e adolescentes, treinamento de professores, mesas redondas e palestras, tanto no Brasil como no exterior.
Desde 1974 trabalha como repórter fotográfica, tendo atuado para jornais e revistas de circulação nacional, agências de publicidade, além de empresas como a Petrobrás. Fez também trabalhos para a Embrafilme, formando agentes culturais para a área de cinema em vários estados brasileiros, e para a Funarte, criando núcleos de cineclubismo nas universidades federais. Trabalhou com alunos de escolas de todos os municípios do Rio de Janeiro no projeto Pacote Cultural, da Secretaria Estadual de Cultura. Durante oito anos, foi professora de cinema no curso de Educação Artística da Faculdade do Centro Educacional de Niterói.
Ciclo de Formação em Cultura audiovisual
Projeto patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual é composto por oito oficinas que abordam os aspectos mais relevantes da produção cinematográfica, tendo como professores convidados profissionais renomados com vasta experiência na área que através de uma metodologia atualizada conduzirão 166 horas de atividades de formação teórica e prática sobre a linguagem audiovisual, voltado para o público adulto e infanto-juvenil, visando a contribuir com a construção da cultura e produção cinematográfica em Mato Grosso do Sul.
O investimento é de R$ 20 a as vagas são limitadas a 30 pessoas. Público: a partir de 16 anos. Mais informações no Museu da Imagem e do Som, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 - prédio do Memorial da Cultura e da Cidadania, terceiro andar. Telefone: 3316-9178.
Daniel Vargas - FCMS
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo