Festa do Pequi
Após adiamentos, a data foi confirmada pelos organizadores
Após adiamentos ocasionados pela pandemia da COVID-19, a Festa do Pequi, finalmente, terá sua segunda edição nos dias 01, 02 e 03 de abril de 2022, na Praça Central.
Criada em 2020, a Festa do Pequi é uma iniciativa criada por Cleomir Cristaldo em conjunto com o Amigos de Camisão, com o apoio da Prefeitura de Aquidauana, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul. O principal objetivo da festa é promover o aumento de renda para famílias que vivem no distrito, por meio de um evento gastronômico e cultural, além de celebrar a tradição do plantio, colheita e comercialização do pequi.
2ª edição do evento terá grandes atrações (Divulgação)O nome Pequi tem origem Tupi e o alimento será o foco de diversos pratos pantaneiros, como peixe com pequi, frango caipira de pequi e até licor de pequi, assim, a população celebra este prato tão tradicional e toda a história que ele carrega.
Além da culinária de excelente qualidade, a 2ª Festa do Pequi contará com a presença de grandes atrações musicais como Anderson & Fernandes, Victor Gregório & Marco Aurélio, Loubet , Gustavo Henrique, entre outros. O evento também contará com vendas de produtos a base de pequi e artesanatos, além de espaço de lazer e entretenimento para toda a família.
Culinária de excelente qualidade é destaque no evento (Arquivo pessoal)O evento está aberto para todas as famílias. Todos que quiserem participar são bem vindos e para mais informações sobre o show, basta contatar o número (67) 99943-4123.
História
A motivação para a criação da Festa do Pequi surgiu de uma iniciativa dos organizadores do evento para homenagear os amigos Sebastião da Silva, o Sabiá, e Afonso sustentaram suas famílias colhendo pequi na serra do Morro do Paxixi.
Há 20 anos, Sebastião da Silva, o Sabiá, e Afonso sustentaram suas famílias colhendo pequi (Arquivo pessoal)O organizador do evento, Cleomir Cristaldo, falou sobre a inspiradora história dos dois amigos.”Todos da região conhecem os dois. Eles começaram todo esse trabalho a pé, e foram crescendo. Hoje já possuem mais condições, mas todos os dias estão na beira da estrada vendendo pequi”.
A primeira edição da Festa do Pequi foi um enorme sucesso e superou todas as expectativas dos organizadores, que estão animados em poder fazer o evento novamente.
DESPEDIDA
Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos
MEIO AMBIENTE
Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027
Voltar ao topo