X

Rios

Com menos chuvas, previsão é de cheia abaixo da média

Gado precisará se deslocar menos, mas produtores temem falta de água para os animais em médio prazo

Compartilhe:

A-

A+

A cheia no Pantanal sul-mato-grossense este ano deve ficar abaixo da média histórica. De acordo com projeções da unidade pantaneira da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o volume inferior de chuvas na cabeceira dos rios que cortam a planície é um dos principais fatores que influenciam na previsão. A médio prazo, a perspectiva preocupa produtores da região.

Pesquisador da Embrapa Pantanal, Carlos Padovani explica que a projeção da cheia é feita com base no nível atual do Rio Paraguai – principal e para o qual os outros curso d’água da região convergem – observado em estações ao norte do Pantanal sul-mato-grossense. O volume de água no leito oscila de acordo com quantidade, distribuição e frequência da chuva na área, principalmente nas cabeceiras, no planalto mato-grossense, onde nascem os rios da Bacia do Alto Paraguai.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), haverá precipitações dentro da média no Pantanal e na totalidade da Bacia do Alto Paraguai em abril, como ocorreu também em fevereiro e março. Mais ao norte, exatamente nas cabeceiras dos rios, em Mato Grosso, as chuvas foram e devem ser abaixo do habitual. Esta previsão é seguida pela Embrapa Pantanal para traçar seu planejamento para o período.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bonito mantém coleta de resíduos em Águas do Miranda e orienta moradores

Meio ambiente

Bonito mantém coleta de resíduos em Águas do Miranda e orienta moradores

Recolhimento ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras; Prefeitura da cidade reforça regras para descarte e responsabilidade de empreendimentos

ESFs Benta Vieira e Pulador recebem ações do Outubro Rosa em Anastácio

SAÚDE DA MULHER

ESFs Benta Vieira e Pulador recebem ações do Outubro Rosa em Anastácio

Atividades reforçaram a prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero; campanha incentiva o diagnóstico precoce e o cuidado contínuo com a saúde feminina

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo