X

Geral

Governo cria delegacia de combate a crimes rurais e abigeato, medida comemorada pelos produtores

Compartilhe:

A-

A+

Esperada há décadas pelos ruralistas, o governador Reinaldo Azambuja criou a Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), medida comemorada pelas lideranças, que agradeceram o Governo do Estado em garantir maior segurança à agropecuária, que tem sido uma das responsáveis pelo Estado alcançar superávits ante as sucessivas crises econômicas e a pandemia.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Jonatan Barbosa, destacou que a criação da delegacia especializada vai contribuir muito para o combate a estes crimes no campo, sendo importante aos produtores do Estado.

“As forças de segurança já realizam um trabalho efetivo no setor, diminuindo os casos de abigeato com repressão a estes furtos e sempre estando em contato com os produtores”, afirmou Barbosa, acrescentando que com a Deleagro “o Governo do Estado garante mais segurança ao setor produtivo, dando mais agilidade no combate a estes crimes”.

Para o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Maurício Saito, a delegacia especializada vai dar mais agilidade, rapidez e eficiência na resolução dos crimes. “É de suma importância para o setor agropecuário, uma vez que representa mais segurança e tranquilidade às pessoas que vivem e trabalham no campo”.

Ele ponderou que em determinados períodos do ano há um fluxo e volume intenso de insumo e animais, tanto nas estradas como nas propriedades rurais, sendo necessário estes cuidados. “Os crimes registrados nas áreas rurais são de grande preocupação em Mato Grosso do Sul, considerando seu perfil produtivo e sua localização geográfica”.

“A delegacia especializada terá uma relação mais próxima com o produtor, tanto na prevenção como como combate ostensivo a este tipo de crime, para dar mais segurança ao agronegócio”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

A Deleagro terá a missão de reprimir e investigar crimes como o abigeato, que se trata de furtos de animais domésticos no campo e nas fazendas, principalmente de gado. Também terá competência para investigar e reprimir crimes como subtrações de insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

Irá atuar, ainda, nos delitos decorrentes de crimes agrários, nos quais haja violência, em um trabalho de cooperação com demais instituições e órgãos, com ressalvas àquelas com competência federal, e prestará apoio às demais unidades policiais na apuração de crimes contra o agronegócio.

Caberá à delegacia coordenar, orientar, prevenir e exercer ações permanentes para o combate aos delitos voltados à atividade rural, centralizar e difundir dados, denúncias e estatísticas sobre este tipo de crime.

O delegado-geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, ressaltou que a unidade é um grande avanço para segurança pública. “Mostra todo nosso respeito pelos pecuaristas e agricultores, que agora vão dispor de uma unidade especializada para estes crimes, com atuação em todo o Estado”.

Mapeamento

A Deleagro irá mapear as estradas e as propriedades rurais para análise criminal e formulação de políticas eficazes no combate aos delitos no campo. Também estão previstos cursos, palestras e capacitações, visando a prevenção destes crimes, assim como a definição de procedimentos operacionais.

A unidade poderá ainda promover parcerias com empresas, produtores e trabalhadores rurais, assim como órgãos e entidades da administração direta, como a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e aquelas de âmbito municipal e federal que tratam do tema.

O Decreto também prevê a criação de um banco de dados atualizado sobre veículos boiadeiros, empregadores, condutores de comitivas, motoristas de caminhões e outros dados de relevância que ajudem no combate a estes crimes.

Com a criação da Deleagro, estes crimes rurais que antes eram investigados pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), passam a ser competência da unidade especializada.

Opinião do setor

Para o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, a medida do Governo do Estado atende a uma das principais reivindicações dos produtores da planície pantaneira, que é o combate preventivo e sistemático ao furto e receptação de gado, que tem causado grandes prejuízos econômicos e insegurança na região.

“Com esse decreto, os produtores se sentem mais aliviados, pois o abigeato é um problema sério, temos uma região muito extensa e somente o apoio da Polícia Ambiental, que tem nos ajudado, não é possível combater esse tipo de crime”, disse Leite.

Ele agradeceu o governador Reinaldo Azambuja por atender a mais uma reivindicação dos pantaneiros. “Temos recebido todo apoio do governo, principalmente em infraestrutura, e agora a criação de uma delegacia especializada em abigeato vai nos livrar de um grande pesadelo.”

O decreto que cria a nova delegacia pode ser conferido na página 7 da edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

9º BE Cmb completa 84 anos de uma rica história em Aquidauana

Exército

9º BE Cmb completa 84 anos de uma rica história em Aquidauana

Do nascimento em meio à Segunda Guerra Mundial à presença permanente no coração do município, Batalhão Carlos Camisão construiu uma trajetória marcada por coragem, engenharia e serviço ao Brasil

Talento de Aquidauana, Lavínya brilha em coral que viralizou no Brasil

Orgulho

Talento de Aquidauana, Lavínya brilha em coral que viralizou no Brasil

Aquidauanense de nascimento e com raízes também em Anastácio, ela integra coral que ganhou repercussão nacional; Lavínya agora grava sua primeira música com o grupo Ressoar

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo