X

Informe Publicitário

Tabelião conta sobre sua trajetória no Cartório do 4º Ofício

Cartório é o primeiro a ser informatizado e cadastrado na plataforma e-notariado

Compartilhe:

A-

A+

Crédito do vídeo: Bruno Vinicius de Oliveira

Eder Duarte Fanaya, 56 anos, nascido e criado em Aquidauana, passou a maior parte de sua vida servindo a população de sua estimada cidade. Com uma dedicação exemplar, Eder construiu uma admirável trajetória profissional e pessoal, que é motivo de orgulho para sua esposa, Professora Márcia Francisca da Silva Fanaya, para seu filho, o Professor Dr Eder Duarte Fanaya Jr, e sua nora, Evelyn Lopes de Oliveira Fanaya.

Eder construiu uma carreira admirável ao longo dos 44 anos no Cartório do 4º OfícioEder construiu uma carreira admirável ao longo dos 44 anos no Cartório do 4º Ofício (O Pantaneiro)

Desde muito cedo, Eder começou a trabalhar como servente de pedreiro, até ser indicado por sua prima ao Cartório do Ofício como office boy, mantendo o escritório organizado e auxiliando os tabeliões.

Nesta época, o Cartório do Ofício ainda ficava na Rua Sete de Setembro, e Eder passou a maior parte do seu tempo observando e aprendendo sobre os deveres de um tabelião, que na época ainda trabalhavam com máquinas datilográficas. Se destacaram como mentores Leda Maria Nogueira Mendes, conhecida apenas como Dona Leda e Angélico Alves Nogueira, pai e filha que ocupavam os cargos de tabelião interino e substituta de tabelião.

Tanto Dona Leda quanto o senhor Angélico já não estão mais conosco, e deixam para trás os ensinamentos que passaram ao jovem Eder, que chegou ao seu posto atual graças ao esforço e dedicação que foi somado ao conhecimento transmitido a ele por seus mentores.

Trajetória de Eder é motivo de orgulho para sua esposa Professora Márcia Francisca da Silva Fanaya (O Pantaneiro)

Quando os cartórios de Aquidauana passaram por sua remodelação, Eder acompanhou todas as mudanças. Por ter entrado no Ofício em 1978, o agora tabelião interino, viu o cartório que atendia as cidades de Bonito, Anastácio, Nioaque, Distrito dos Irmãos de Buriti, além de Aquidauana, se especializar ao longo do tempo.

Em 1988, a cidade de Bonito deixou de depender do Ofício e ganhou um cartório próprio, assim como Anastácio em 2009, nesta época o trabalho de tabelião interino pertencia ao Dr. Paulo Reia e a Dona Leda agia como sua substituta até se mudar para a unidade em Anastácio. Em 2012 o cartório deixa de atender Dois Irmãos de Buriti.

Em 2016 o cartório muda de localização, saindo da Rua Sete de Setembro para o prédio onde o 3º Ofício operava, com essa mudança, veio a mudança de tabelião, cargo que passou para Dra. Viviane, que convida Eder para agir como substituto por 30 dias enquanto tudo era resolvido, o que era para ser 30 dias virou 6 anos.

Hoje aposentado há 6 anos, ainda atua junto a sua carreira como corretor de imóveis, pois faz ambos com amor.Hoje aposentado há 6 anos, ainda atua junto a sua carreira como corretor de imóveis, pois faz ambos com amor. (O Pantaneiro)

Quando a Dra. Viviane saiu, entregou o cargo para Dra. Cíntia, e todas essas pessoas tiveram profundo impacto em Eder até o momento em que Dra. Cintia decidiu seguir sua carreira como advogada, e ele foi nomeado pelo judiciário como Tabelião Interino em 2020, cargo o qual ainda exerce.

Durante seus 44 anos de jornada com o cartório uma coisa permaneceu intacta, a sua vontade de ajudar e de fazer a sua parte para construir uma cidade melhor.  A trajetória brilhante de trabalho e muita dedicação no cartório, Eder conquistou o respeito e a admiração de seus colegas de trabalho, o Tabelião Substituto, Rodrigo Lemos, e os escreventes autorizados Natanael Rodrigues Santana, Raizza Alves Marti Magalhães, Rozana Arguelho da Silva e Alzira Glória de Oliveira.

 A trajetória brilhante de trabalho e muita dedicação no cartório, Eder conquistou o respeito e a admiração de seus colegas de trabalho A trajetória brilhante de trabalho e muita dedicação no cartório, Eder conquistou o respeito e a admiração de seus colegas de trabalho (O Pantaneiro)

Hoje aposentado há 6 anos, ainda atua junto a sua carreira como corretor de imóveis, pois faz ambos com amor.

Quando perguntado sobre sua trajetória disse apenas: “Agradeço aos clientes, que sempre depositaram sua confiança em mim”.

E é com isso que o Cartório do Ofício trabalha: confiança. São mais de cinco décadas trabalhando com o objetivo de facilitar a sua vida e cuidar do interesse geral. No Cartório do 4º Ofício você encontra:

  • Lavratura de escrituras - como escrituras de divórcio, união estável, compra e venda, inventários
  • Contratos: Compra e Venda
  • Abertura de cartão de firma e reconhecimento 
  • Autenticações
  • Registro de títulos e documentos - desde contrato de Finame até contratos que envolvam energia solar e contratos particulares
  • Registro de pessoas jurídicas - envolve todas as entidades de Aquidauana, desde entidades religiosas a associações de bairro, cooperativas e times de futebol
  • Contratos de prestação de serviço

Cartório Digital - O Ofício  possui o sistema de escrituras digitais, processo pelo qual é possível obter imóveis em outros estados e assinar a escritura em Aquidauana por vídeoconferência, através da plataforma do e-notariado. 

Cartório é o primeiro a ser informatizado e cadastrado na plataforma e-notariadoCartório é o primeiro a ser informatizado e cadastrado na plataforma e-notariado (Google)

O cartório recebe elogios todos os dias pela qualidade de atendimento e rapidez de execução, para conhecer mais sobre e realizar algum dos serviços oferecidos, visite o 4º Ofício na Rua Estevão Alves Corrêa, 515, centro, esquina com a Rua Manoel Antônio Paes de Barros. 

Também é possível entrar em contato através dos e-mails: 4notasaquidauana@gmail.com, certidoes4notas@gmail.com, ou pelo telefone (67) 3241-4944 ou celular: (67) 9-9975-5751.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nioaque volta a aparecer entre os cinco destaques epidemiológicos de MS

Saúde

Nioaque volta a aparecer entre os cinco destaques epidemiológicos de MS

Dados ajudam a orientar ações de prevenção e saúde pública; município também havia aparecido entre os cinco primeiros no levantamento referente ao primeiro quadrimestre

Após caso Esther, outra mulher é presa por maus-tratos em Aquidauana

Ação da Polícia Civil

Após caso Esther, outra mulher é presa por maus-tratos em Aquidauana

Cachorro apresentava lesão na cabeça e infestação por parasitas e precisou ser internado; prisão ocorreu após avaliação veterinária

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo