Apiário Flor de Camalote
Foi realizado um encontro com representantes do Sicredi que pode ser parceiro do projeto
Como forma de apoiar a produção de mel por pescadores ribeirinhos de Miranda foi criado o projeto Apiário Flor de Camalote. Pesquisadores que fazem parte do projeto tiveram uma reunião com representantes da cooperativa de crédito Sicredi para apresentá-lo e pedir apoio financeiro.
A reunião foi positiva e uma equipe do Sicredi irá visitar os pescadores apicultores ainda este mês para conhecer melhor a realidade.
O Apiário Flor de Camalote é uma associação que busca estabelecer essa produção como atividade geradora de renda para a população de pescadores ribeirinhos pantaneiros de Miranda.
Para regularizar a associação, pesquisadores do Ipedi e de alguns cursos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) se articularam e viabilizaram projetos de fomento à atividade.
Eles buscam parcerias em projetos que fomentem a melhoria de insumos da produção, de máquinas, de equipamentos, de instalações, de capacitação, entre outras.
"É o que eles precisam hoje para que esse mel receba certificação, qualidade, procedência e chegue até o consumidoor com todo o processo de uma indústria, mas com uma qualidade, um diferencial, que é o respeito à natureza, trabalhando com a biodiversidade e sustentabilidade acima de tudo. Isso agrega um valor a este mel que tem todo este diferencial", afirma Jane Corrêa Alves Mendonça, diretora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia.
O projeto é executado pelo Ipedi em parceria com a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis (Face), com a Faculdade de Comunicação, Arte e Letras (Facale), com a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e com o Programa de Pós-Graduação em Agronegócio, todos da UFGD.
DESPEDIDA
Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos
MEIO AMBIENTE
Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027
Voltar ao topo