dothCom Consultoria Digital
Publicado em 02/04/2008 às 07:28
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
A Justiça Federal em São Paulo condenou nesta terça-feira o narcotraficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadía a 30 anos de prisão e a pagar uma multa superior a 4,3 milhões de reais. A pena servirá como base para os procedimentos legais contra o criminoso no exterior.
No entanto, Abadía pode ser extraditado para os Estados Unidos antes do cumprimento da sentença proferida pelo juiz Fausto de Sanctis.
"A permanência do acusado não é algo desejável até pelo que representa, mas o país deve ter capacidade de punir (inclusive) quem adentrou em seu território", afirmou o juiz no texto.
A decisão sobre a extradição de Abadía cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que deve ser definido nas próximas semanas.
Abadía, também conhecido como "Chupeta", foi condenado nesta terça por formação de quadrilha, corrupção ativa, uso de documento falso, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro decorrente do tráfico.
A esposa do traficante, Yessica Paola Rojas Morales, foi condenada a 11 anos e seis meses de prisão e a pagar multa de 1,3 milhão de reais, de acordo com o despacho do juiz, ao qual a Reuters teve acesso.
O magistrado afirma no texto que o colombiano, assim como três dos seus comparsas, não merece o benefício da delação premiada, o que poderia reduzir sua pena. De acordo com o juiz, a condenação de Abadía não deverá ser atenuada nos EUA.
No início do mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição de Abadía sob a condição de que ele não seja condenado à pena de morte.
O colombiano foi preso em Barueri (SP), em agosto. Do local, ele chefiava um grupo narcotraficante multibilionário, com alcance global. Nos EUA ele é acusado de tráfico de drogas e de encomendar o assassinato de 15 pessoas.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo