X

Saúde

Profissionais de saúde terão qualificação sobre emergências em imunização

Com 40 horas, o curso on-line é voltado para o aprimoramento da segurança vacinal em todo o país

Compartilhe:

A-

A+

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), lançou o curso “Principais Intercorrências e Emergências na Vacinação”, voltado à capacitação de profissionais de saúde para a prevenção, identificação e manejo de eventos adversos durante a vacinação.

Com carga horária de 40 horas, a qualificação é totalmente virtual, autoinstrucional e oferece certificado. O curso aborda três disciplinas principais: erros de imunização, reações de hipersensibilidade (anafilaxia) e reações de estresse à vacinação, além da análise de um caso clínico. Entre os recursos didáticos estão teleaulas, e-book e aulas web e temáticas, que facilitam o aprendizado e tornam a formação acessível a profissionais de todo o país.

Com foco na segurança vacinal, a iniciativa envolve os profissionais de saúde na observação, registro e análise de qualquer intercorrência durante a vacinação, reforçando a prática da farmacovigilância. A capacitação permite a identificação rápida de eventos adversos, a notificação adequada dos casos e a tomada de decisões baseada em evidências, garantindo a aplicação segura de cada dose e fortalecendo a confiança da população no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Vigilância

Segundo Jadher Pércio, Coordenador-Geral de Farmacovigilância do Ministério da Saúde, qualificar os profissionais é fundamental para garantir que cada dose aplicada seja segura e que a população mantenha confiança no Programa Nacional de Imunizações.

“A farmacovigilância não é apenas um protocolo, mas uma ferramenta essencial para proteger vidas e garantir o uso efetivo das vacinas. Esta medida busca fortalecer o Programa Nacional de Imunizações (PNI), assegurando a segurança das vacinas e consolidando a confiança da população na vacinação em todo o país”, explica.

As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: Curso de Capacitação Principais Intercorrências e Emergências na Vacinação.

*Com informações do Ministério da Saúde

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

 

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

 

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

 

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

No Dia do Gari, trabalhadores recebem novos uniformes em Nioaque

Serviços públicos

No Dia do Gari, trabalhadores recebem novos uniformes em Nioaque

Vestimentas auxiliam na identificação dos profissionais e no conforto durante o serviço; Prefeitura da cidade também destaca a importância da colaboração dos moradores

Aquidauana terá restrição a veículos com propaganda no domingo eleitoral

ELEIÇÕES 2026

Aquidauana terá restrição a veículos com propaganda no domingo eleitoral

Veículos adesivados não poderão ficar a menos de 200 metros dos pontos de votação entre 06h e 17h; descumprimento pode configurar crime de desobediência

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo