X
Saúde

Brasil declara fim da gripe aviária em granjas e busca retomada das exportações

Ministério da Agricultura informou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal, conforme previsto nos protocolos internacionais

Após 28 dias sem novos casos, Brasil recupera status sanitário / Agência Brasil

O Mapa ( Ministério da Agricultura e Pecuária) comunicou oficialmente à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal), nesta quarta-feira, 18 de junho, o fim do período de vazio sanitário e a autodeclaração do Brasil como país livre da influenza aviária de alta patogenicidade em granjas comerciais. A medida segue os protocolos internacionais e marca a conclusão de todas as ações sanitárias exigidas após o único foco registrado em território nacional.

O surto da doença foi identificado em 16 de maio, em uma granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A partir da desinfecção do local, em 22 de maio, teve início o período de vazio sanitário, etapa obrigatória para garantir a segurança sanitária e o controle do vírus.

Sem o surgimento de novos casos e com todas as exigências cumpridas, o Brasil agora busca restabelecer o comércio internacional de produtos avícolas, fortemente afetado por restrições impostas por diversos países.

“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

A notificação internacional foi conduzida pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, que também está entrando em contato diretamente com os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras, com o objetivo de reabrir os mercados o mais rapidamente possível.

“Chegamos hoje ao fim do vazio sanitário com a conclusão do foco e a emissão da autodeclaração pelo país de que está livre de gripe aviária em granjas comerciais. Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a normalização das exportações”, ressaltou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Geral

Sejusp abre 60 vagas para pós-graduação em Polícia Comunitária

O curso tem início previsto para 29 de agosto

Geral

Justiça garante a idoso de 82 anos medicamento de R$ 26 mil para tratar câncer

Servidor aposentado teve acesso ao remédio após atuação da Defensoria Pública de MS

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo