Ministério da Agricultura informou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal, conforme previsto nos protocolos internacionais
Após 28 dias sem novos casos, Brasil recupera status sanitário / Agência Brasil
O Mapa ( Ministério da Agricultura e Pecuária) comunicou oficialmente à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal), nesta quarta-feira, 18 de junho, o fim do período de vazio sanitário e a autodeclaração do Brasil como país livre da influenza aviária de alta patogenicidade em granjas comerciais. A medida segue os protocolos internacionais e marca a conclusão de todas as ações sanitárias exigidas após o único foco registrado em território nacional.
O surto da doença foi identificado em 16 de maio, em uma granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A partir da desinfecção do local, em 22 de maio, teve início o período de vazio sanitário, etapa obrigatória para garantir a segurança sanitária e o controle do vírus.
Sem o surgimento de novos casos e com todas as exigências cumpridas, o Brasil agora busca restabelecer o comércio internacional de produtos avícolas, fortemente afetado por restrições impostas por diversos países.
“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
A notificação internacional foi conduzida pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, que também está entrando em contato diretamente com os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras, com o objetivo de reabrir os mercados o mais rapidamente possível.
“Chegamos hoje ao fim do vazio sanitário com a conclusão do foco e a emissão da autodeclaração pelo país de que está livre de gripe aviária em granjas comerciais. Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a normalização das exportações”, ressaltou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Saúde
Aquidauana amplia horário de atendimento em unidades de saúde mental
Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana realiza 340ª Reunião Ordinária
Entrega de próteses dentárias em Miranda melhora saúde bucal e autoestima de moradores
Geral
O curso tem início previsto para 29 de agosto
Geral
Servidor aposentado teve acesso ao remédio após atuação da Defensoria Pública de MS
Voltar ao topo