O Estado já analisou 18 ocorrências suspeitas da doença
Carcará adulto em Miranda / Foto: Willian Menq/ Aves de Rapina Brasil
O MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) investiga um novo caso suspeito de gripe aviária em Mato Grosso do Sul. A possível infecção foi identificada em um carcará (Caracara plancus), ave de rapina encontrada no município de Anaurilândia.
Ao longo do ano, o estado já analisou 18 ocorrências suspeitas da doença, sendo que 11 delas tiveram amostras coletadas para exames mais detalhados. Mais de 30 notificações foram oficialmente descartadas.
As investigações têm ocorrido em várias regiões do estado, envolvendo tanto aves domésticas quanto silvestres. Municípios como Angélica, Amambai, Terenos, Jardim, Jaraguari, Inocência e Paraíso das Águas tiveram registros analisados e descartados até o momento.
Mato Grosso do Sul confirmou apenas um caso de gripe aviária, ocorrido em 2023, em uma galinha de criação doméstica no município de Bonito. Em 2025, o Brasil já soma quatro casos confirmados da doença: um em granja comercial e três em criações de subsistência nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
As amostras coletadas de aves com suspeita da doença são enviadas ao laboratório oficial do MAPA, localizado em Campinas (SP), responsável pelos exames diagnósticos. As informações sobre as investigações são atualizadas no Painel de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, mantido pelo ministério.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Política
Parlamentares atuantes na CCJR, com apoio das equipes, realizaram 20 reuniões ordinárias e duas extraordinárias em 2025
Serviços
Projeto utiliza redes de descanso como espaços de leitura em ambientes educativos e comunitários
Voltar ao topo