X

Social

MS lança Rede de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional

Iniciativa abrange todo o Estado e é composta por pessoas físicas e jurídicas

Compartilhe:

A-

A+

Mato Grosso do Sul, mais uma vez, demonstra a razão de ser um estado onde a justiça está na vanguarda. Na tarde desta quinta-feira, 1º de junho, foi lançada a Rede de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional (RAESP). Na verdade, a RAESP/MS abrange todo o Estado e é composta por pessoas físicas e jurídicas, que desenvolverão atividades que abrangem a defesa individual ou coletiva. 

A finalidade principal da RAESP/MS é atuar na garantia e defesa dos direitos de pessoas egressas do sistema prisional, seus familiares e bem como dos interesses da comunidade, na inclusão e reintegração de egressos do sistema prisional na sociedade. 

Na solenidade de lançamento, o primeiro a falar foi o Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, supervisor da COVEP/GMF, lembrando que as reuniões para formação da Rede começaram a ser realizadas em junho de 2022, com a participação de instituições como Ministério Público, Defensoria Pública, Agepen, Sejusp, Escritório Social, entre outras, além da sociedade civil.

“Nos encontros houve a apresentação das ações relativas à política nacional de pessoas egressas do sistema prisional, bem como a articulação dos atores locais para fomento da rede em MS. Esse foi o primeiro passo que desencadeou o desenvolvimento do trabalho ao qual assistindo ao lançamento. Desde então discutiu-se as demandas dos egressos de MS, apresentação de cartas de serviços de colaboradores que desejam contribuir com os egressos, protocolo de saída de internos, o regimento interno da RAESP/MS, além da eleição da diretoria”, disse o desembargador.

Em nome do MP falou a promotora Jiskia Sandri Trentin, que ressaltou a importância do lançamento da RAESP/MS. “O MP se sente muito à vontade de integrar esse projeto, embora tenhamos tanto outros que somos parceiros em andamento. Atribuímos o sucesso de qualquer trabalho ao esforço em conjunto, de chegar em algum lugar com apoio do outro. O Ministério Público está à disposição para fazer valer essa rede tão importante para as pessoas de deixam o sistema prisional. Se tivermos uma rede forte para apoiar a pessoa que retorna à sociedade, conseguiremos ajudar”, garantiu a promotora.

O defensor público Cahuê Duarte e Urdiales fez um discurso que emocionou os presentes. Destacando a importância do evento, marcado como momento histórico, ele mencionou transformação e esperança, em que dá um passo fundamental para uma sociedade mais justa, inclusiva e que valoriza a dignidade humana. 

“Não são egressos, são sobreviventes do cárcere, que muitas vezes lutam para serem aceitos e reconstruírem suas vidas após o cumprimento das penas. Estamos aqui para proclamar que não estão sozinhos, mas para garantir que tenham uma segunda chance, uma oportunidade de reinserção plena à sociedade”, apontou. 

Usaram ainda a palavra o Coordenador da RAESP/MS, Kedney Graico Araújo; e as integrantes da coordenação Giovanna Sosa Araújo de Barros e Silmara Cher Trindade Félix Matiazo. Os três destacaram a importância da rede para a sociedade civil, a disposição em tornar a Rede forte e com trabalho eficaz no auxílio e acolhimento de recuperandos.

Participaram do evento, por videoconferência, Sandro Augusto Lohmann (RAESP/MT), Edite Rosa Mesquita e Ozias Ferreira (RAESP/RJ), que abordaram os desafios das pessoas egressas para a retomada da vida em liberdade e importância da rede. Antes do encerramento, a representante do Escritório Social de Campo Grande, Tânia Regina Verão Hardem, fez uma explanação do trabalho realizado, dos diferentes tipos de pessoas egressas do sistema prisional atendidas e das parcerias estabelecidas para desenvolvimento das ações.

A coordenadora do Programa Fazendo Justiça do CNJ em MS, Juliana Resende, fez um relato sobre o fomento do programa para a criação da RAESP/MS, destacou a colaboração de todos os parceiros envolvidos e já convocou os integrantes da ação para os próximos passos, quando serão definidos o cronograma de trabalho e qual a demanda do Estado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta sexta

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta sexta

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Motociclista fica gravemente ferido ao bater em caminhão em Aquidauana

TRÂNSITO

Motociclista fica gravemente ferido ao bater em caminhão em Aquidauana

Vítima foi socorrida pelo Samu e transferida para Campo Grande; acidente ocorreu no mesmo local onde pastor morreu em novembro de 2025

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo