X

Social

Curso gratuito do TCE-MS capacita sobre direitos e planejamento da primeira infância

O programa reforça a importância do comprometimento dos gestores públicos para a garantia dos direitos das crianças

Compartilhe:

A-

A+

A Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (Escoex) promove, de 21 de agosto a 2 de dezembro, o curso a distância e gratuito “Primeira Infância: Aspectos Legais, Planejamento e Controle”.

A iniciativa é destinada a jurisdicionados, servidores do TCE-MS e à sociedade civil, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre o planejamento estratégico municipal, tomando como referência o Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância (PMPI).

O curso aborda temas como políticas públicas e governança colaborativa, Pacto Nacional pela Primeira Infância, atuação do Ministério Público e da Defensoria Pública na área, responsabilidades legais, planejamento orçamentário (PPA, LDO e LOA), monitoramento por indicadores e o Portal da Primeira Infância do TCE-MS.

O corpo docente reúne especialistas de diversas áreas, incluindo conselheiros do TCE-MS, membros do Ministério Público, defensores públicos, magistrados, advogados, pedagogos e diretores do Tribunal, garantindo uma abordagem prática e multidisciplinar.

O programa reforça a importância do comprometimento dos gestores públicos para a garantia dos direitos das crianças, oferecendo ferramentas de planejamento, controle e monitoramento que contribuem para o sucesso do PMPI em Mato Grosso do Sul.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!  

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nioaque volta a aparecer entre os cinco destaques epidemiológicos de MS

Saúde

Nioaque volta a aparecer entre os cinco destaques epidemiológicos de MS

Dados ajudam a orientar ações de prevenção e saúde pública; município também havia aparecido entre os cinco primeiros no levantamento referente ao primeiro quadrimestre

Após caso Esther, outra mulher é presa por maus-tratos em Aquidauana

Ação da Polícia Civil

Após caso Esther, outra mulher é presa por maus-tratos em Aquidauana

Cachorro apresentava lesão na cabeça e infestação por parasitas e precisou ser internado; prisão ocorreu após avaliação veterinária

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo