X

Tecnologia

Comunicação em ondas garante robustez do sistema

Compartilhe:

A-

A+

A forma de conexão da tecnologia Bluetooth é essencial para evitar que os aparelhos interfiram uns nos outros. Ela é feita utilizando a técnica de espalhamento do espectro (Spread Spectrum) por saltos de freqüência (Frequency Hopping). Assim, a conexão funciona dividindo a banda disponível na faixa ISM em canais independentes. Enquanto isso troca as freqüências de transmissão de dados constantemente ao longo da conexão estabelecida entre dois ou mais aparelhos.


Isso é o que garante a robustez do sistema. Como a faixa de freqüência utilizada pelo Bluetooth é livre existem muitos aparelhos que trabalham dentro dela, como por exemplo, portões automáticos, babás eletrônicas ou telefones sem fio. Todos estes aparelhos funcionando na mesma faixa causariam interferências entre si, mas com o sistema de saltos de freqüência do Bluetooth, os aparelhos têm um comportamento diferente.


Estes aparelhos trazem definidos até 79 canais de freqüência com faixa de alcance de 1 MHz, quando uma conexão é formada, os aparelhos começam a alternar a freqüência até 1.600 vezes a cada segundo permitindo que mais aparelhos utilizem o espalhamento de espectro em um pedaço da faixa limitado da faixa de rádio.


O alcance do Bluetooth é de aproximadamente 10 metros e o sinal é enviado com apenas 1 milliwatt de energia. Para se ter uma idéia, os celulares transmitem seus sinais com 3 watts e um monitor de 17 polegadas utiliza 5 watts.


Mesmo com um sinal que utiliza pouca energia, o Bluetooth não precisa funcionar em linha reta para a transmissão de dados, como por exemplo, o infravermelho dos controles remotos. Ainda há a vantagem de atravessar paredes, permitindo a conexão com aparelhos que estejam em outra sala. Por outro lado, a pouca energia limita o alcance da rede em cerca de 10 metros.


A versão 1.0 do Bluetooth tinha taxa de transferência de até 1 Mbps. A versão atual, 2.0, pode chegar até 3 Mbps.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Após motorista sentir cheiro de queimado, carro é tomado pelas chamas

LADÁRIO

Após motorista sentir cheiro de queimado, carro é tomado pelas chamas

Bombeiros utilizaram cerca de 800 litros de água no combate ao fogo; não houve registro de feridos

Expogenética projeta mais de R$ 200 milhões em negócios em MS

AGRONEGÓCIO

Expogenética projeta mais de R$ 200 milhões em negócios em MS

Evento segue até 08 de novembro; programação reúne leilões, julgamentos, rodeio e rodada de negócios

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo