X

Tecnologia

Argentina cria game para combater sonegação

Compartilhe:

A-

A+

A Receita Federal argentina (Afip, Administração Federal de Ingressos Públicos) criou um game com uma heroína, Martina, que combate os que não pagam impostos e cometem outros crimes. Jovem, malhada e bem vestida, Martina investiga crimes e enfrenta problemas como a existência de pessoas empregadas ilegalmente ou que são escravizadas.


Ela também descobre empresas que usam notas fiscais frias ou que ocultam seus lucros reais.


"Martina tem superpoderes para descobrir quem está tentando driblar a lei", explicou à BBC Brasil a chefe de educação tributária da Afip, Andrea Vilardebo.


Gata Carola
O game será distribuído às escolas e faz parte de uma campanha do órgão para educar os argentinos de diferentes idades.


"Nosso objetivo é educar uma cidadania responsável. E isso inclui valores como a solidariedade e, naturalmente, a questão tributária", disse Vilardebo.


Para que o jogo seja mais atraente para crianças e adolescentes, os criadores da personagem tentaram fazê-la mais real, incluindo detalhes humanizantes na sua vida e na sua personalidade.


Ela, por exemplo, tem dificuldades para conseguir um namorado e tem uma vida solitária com uma gata chamada Carola.


Agentes alfandegários
Vilardebo contou que a Afip já criou outros jogos, como o da "carga escondida", baseado na batalha naval, no qual o desafio é combater o desembarque de carregamentos ilegais no país.


"Nesse caso, as crianças jogam como se elas fossem agentes alfandegários", disse.


No total, a Afip criou mais de dez jogos, além de histórias em quadrinhos e peças de teatro, que já foram apresentadas a mais de dois milhões de estudantes de sete e 14 anos em escolas de todo o país.


"As crianças e adolescentes se interessam muito pelos jogos, pela obra de teatro e por nossas histórias em quadrinhos. O mais difícil é educar os adultos", afirmou.


Vilardebo disse que, há cerca de dez anos, a Argentina registrava 40% de evasão fiscal.


Desde então, a Afip vem intensificando sua campanha para tentar reverter a situação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Resgate de mulher no Pantanal leva quase sete horas até chegada ao hospital

CORPO DE BOMBEIROS

Resgate de mulher no Pantanal leva quase sete horas até chegada ao hospital

Moradora de uma comunidade ribeirinha na região de São Francisco, nas proximidades do Paraguai Mirim, em Corumbá, mulher fois resgatada de lancha pelo Bombeiros.

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 46 milhões

Geral

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 46 milhões

Nenhuma aposta acertou no sorteio realizado neste domingo (01)

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo