Nas primeiras horas da Black Friday 2013, diversos sites apresentaram instabilidade durante a madrugada desta sexta-feira (29). Lojas online como Submarino, Americanas.com, Saraiva e Ponto Frio foram alvo de queixa dos consumidores nas redes sociais.
"Difícil achar promoções decentes e compras demoram horas para efetivar", escreveu Allan Barrach Guerra, sem especificar a loja. Além da dificuldade no acesso, internautas reclamaram de alterações no preço ao tentar concluir uma compra. "Engraçado que o site mostra um preço e quando eu coloco no carrinho ele magicamente aumenta o preço", disse Leonardo Ferraz no Twitter do Ponto Frio.
No site da Americanas.com foi criado um sistema de fila virtual. Nele, o consumidor precisa aguardar por um tempo indeterminado até que seja possível visualizar qualquer oferta. Na página da loja no Facebook, muitos postam mensagens de erro e dizem estar esperando há horas na fila. Em outros casos, o acesso funciona normalmente, mas apresenta problemas na finalização do pedido. "Só travou na hora de fechar a compra", ironizou Matheus Oliveira.
No Submarino Viagens, que comercializa passagens aéreas, muitos usuários também reclamam nas redes sociais. Dificuldade para concluir compras e problemas no acesso são as principais queixas. "Propaganda enganosa. Você clica na promoção e o site informa que não encontrou hotéis disponíveis", relatou Vera Nunes.
Na internet, o termo "#BlackFraude" é um dos mais utilizados para expor as deficiências do evento. O site ReclameAQUI, que classifica as empresas de acordo com o número de queixas dos consumidores, reunia até o início da manhã, por volta das 6h, mais de 680 reclamações.