dothCom Consultoria Digital
Publicado em 13/11/2007 às 11:01
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
Os turistas que visitarem o Espírito Santo no próximo verão contarão com mais uma alternativa para conhecer a proximidade entre o mar e as montanhas. O Trem das Montanhas, ligando o município de Viana a Marechal Floriano, tem sua primeira viagem programada para 16 de dezembro, dia em que se comemora o Centenário da Estrada de Ferro Leopoldina, hoje Ferrovia Centro-Atlântica.
O secretário de Estado do Turismo, Marcus Vicente, anunciou que ainda neste mês de novembro a Gerência de Gestão do Turismo, da Setur, começa a aplicar os cursos de qualificação dos atores econômicos envolvidos com o receptivo aos turistas, em turmas de 10 a 30 alunos.
Os cursos visarão à qualidade no atendimento, voltados para bares, restaurantes e taxistas, e qualidade na manipulação de alimentos, para bares, restaurantes e agroindústria (produção artesanal de licores, massas etc).
Trajeto
O passeio do Trem das Montanhas percorrerá 29 quilômetros, entre as estações de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano. Segundo a gerente de gestão, Diomedes Berger Caliman, a passagem deverá custar R$ 20,00 e o programa será desenvolvido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), sediada em Campinas (SP), em parceria com a Setur, utilizando a ferrovia Centro-Atlântica.
Dois vagões de passageiros, especialmente preparados, serão puxados por uma locomotiva a vapor. Haverá dois viradores, nas estações de Viana e Marechal Floriano. Esta é a principal obra do percurso, que envolve, ainda, as prefeituras de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano. A ABPF é presidida por Jorge Luiz Sanches.
Inicialmente, o Trem das Montanhas funcionará nos finais de semana, mas, dependendo da demanda, poderá funcionar também em outros dias. Os turistas terão várias opções de lazer ao longo do dia, nas montanhas capixabas.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo