X
Turismo

Turismo ganha Plano Setorial de Qualificação Profissional

Compartilhe:

A-

A+

O Turismo ganhará um Plano Setorial de Qualificação Profissional, que norteará metas, planos e ações a serem desenvolvidos em todo o país, estabelecidos por um comitê gestor formado por representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego e do Turismo. Termo de cooperação técnica nesse sentido foi assinado na tarde de ontem pela ministra Marta Suplicy e o titular da pasta do Trabalho, Carlos Lupi. As primeiras ações do Plano Setorial vão priorizar os 65 destinos turísticos brasileiros que ganharam destaque no Plano Nacional de Turismo 2007-2010, dentre os quais estarão as 18 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. O Plano Setorial beneficiará milhões de pessoas em todo o país: estima-se que o setor turístico empregue hoje dois milhões de pessoas, formalmente, e seis milhões, informalmente.


"Com esse Termo estamos dando o primeiro passo da nossa preparação para a Copa de 2014, pois teremos como investir muito mais em qualificação profissional, um dos itens prioritários para o Turismo, um setor que gera muitos empregos e produz mobilidade social, mas precisa de mais qualificação no Brasil. Agradeço ao ministro Carlos Lupi a sensibilidade de abraçar essa idéia, que beneficiará principalmente a juventude", afirmou Marta Suplicy.


O ministro do Trabalho afirmou que poderão ser utilizadas linhas de financiamento, como o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o Pró-Jovem, para o desenvolvimento das ações que vierem a ser estabelecidas pelo Plano Setorial. "A qualificação profissional é uma das prioridades do governo, e já desenvolvemos planos semelhantes em vários setores estratégicos. O Turismo é o próximo, pois o emprego nesse setor está surgindo com muita força no Brasil, e vem beneficiando pessoas que nunca tiveram oportunidade de trabalhar", acrescentou Lupi.


Alguns dos exemplos citados pela ministra como postos de trabalho que serão fundamentais para a Copa de 2014 são taxistas; tradutores e intérpretes - no mínimo de inglês e espanhol -, camareiras etc. "Estive recentemente na Espanha e lá o Turismo representa 11% do PIB e 12% do total de empregos. Nós ainda temos muito que caminhar; os investimentos em infra-estrutura são muito importantes, mas sem a qualificação o turismo fica sem uma perna", concluiu Marta Suplicy.


O próximo passo, a partir da assinatura do Termo de Cooperação, é a criação de um Comitê Gestor, que elaborará um plano de trabalho e convocará audiências públicas. Nessas audiências serão apresentadas e discutidas as idéias e as demandas de cada localidade e segmento do turismo. Os ministérios do Turismo e do Trabalho já têm parceria no Programa Viaja Mais Melhor Idade, que utiliza uma linha de crédito de R$ 50 milhões, do FAT, para financiar viagens por meio de crédito consignado a pensionistas do INSS, além da inclusão das empresas do setor no FAT Giro Setorial, uma linha de financiamento específica para empresas exportadoras.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo