X
Turismo

Médico apaixonado por Chamamé e pelo Pantanal lança CD inédito

Compartilhe:

A-

A+

Difícil quem conhece o médico sul-matogrossense Paulo de Tarso Stein Ribeiro ficar indiferente. Amigos próximos tem dele as melhores impressões. Franco, realista e apaixonado por Mato Grosso do Sul, tem  encontrado na música uma das formas de exaltar a sua cultura. E o faz com talento incomum. Diversos grupos e cantores regionais já gravaram suas canções.


Não há quem aprecie especialmente o chamamé,  ritmo pelo qual é apaixonado, que não conheça alguma canção deste poeta nato.  "Roda de te-re-ré", gravado pelo Zíngaro, projetou o Estado até em reportagem especial na Rede Globo, sobre o produto mais consumido em seus limites. O Canto da Terra, no auge de sua história, inseriu  "Amor sul-matogrossense" em sua discografia. Já Marlon Maciel  projetou "Ciúme Bobo". Poucos sabem, porém, que a voz da canção que chegou a ser uma das mais executadas dos últimos tempos nas emissoras de Rádio de Campo Grande, é do próprio Paulo de Tarso.


Estimulado pelos amigos mais próximos, entre eles Evanio "Guarany", da dupla Tostão e Guarany, Paulo agora resolveu gravar as suas músicas. O projeto, tematizado por uma de suas composições,  "Aqui é Aroeira", reúne canções como "Mamando em Onça", "Eu to Podendo", "Despedida do Carreiro" e a regravação do sucesso "Ciúme Bobo". Acompanhado do excelente gaiteiro Renato Teles,  seu parceiro de shows que já fazem sucesso em algumas cidades do interior de São Paulo, esse sul-matogrossense desenvolve um projeto paralelo com a Banda Bicho Matuto.


As gravações de seu primeiro CD foram feitas no Estúdio 12, em São Paulo, pertencente a Igreja Renascer em Cristo, conceituado como um dos melhores do país. O grande destaque da obra é quem assina a direção e produção, o competente músico Dudu Borges,  que está entre os mais respeitados da nova safra de profissionais da área.


De passagem por Aquidauana, com parte de sua Banda, onde veio visitar o amigo Vivaldo da Silva Melo, pastor da Igreja Presbiteriana, Paulo de Tarso lembrou que seu novo projeto musical ainda não é muito conhecido em Mato Grosso do Sul. Mas em Itanhaem, onde exerce a medicina com a esposa, Dra. Tânia,  e Presidente Prudente, onde a sua Banda está estabelecida,  as canções já são bem divulgadas.  Fazer o trabalho conhecido em sua terra é questão de tempo. Quem já teve o privilégio de ouvir as 10 canções e ama a cultura sul-matogrossense, se emocionou. 


Ouvir as composições de Paulo de Tarso é prazeroso. Tê-lo como um dos expoentes da música sertaneja regional, um privilégio.  "Ele é 10!', define Evanio "Guarany".  Considerado  maluco, por buscar a realização de alguns de seus sonhos depois dos 30 anos, num projeto que envolveu a esposa, os três filhos e a mãe, Dona Naida Stein, Dr. Paulo de Tarso, o médico, ou simplesmente Paulo, o poeta e chamamezeiro,  na verdade é um grande amigo para os que com ele se relacionam. Dele Milton Nascimento diria ser  um daqueles que devemos "guardar do lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distancia digam não, mesmo esquecendo a canção".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo