dothCom Consultoria Digital
Publicado em 09/06/2008 às 08:57
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
O volume de passageiros transportados em vôos domésticos teve um crescimento de 16,6% no mês de maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O crescimento nos vôos internacionais no mesmo período foi ainda maior, de 30,6%.
Entre os meses de abril de 2007 e 2008 a disponibilidade de assentos também avançou. A alta foi de 14,1% nos vôos domésticos e de 16,7% nos internacionais.
No acumulado do ano até maio, o tráfego avançou 10,9% nas rotas domésticas e 42,6% nas internacionais.
As principais companhias aéreas do país perderam participação de mercado, na comparação de maio contra maio.
A líder TAM transportou 49,28% do total de passageiros de vôos domésticos em maio deste ano, ante 49,51% no mesmo mês do ano passado. Já a rival Gol, que foi responsável pelo transporte de 40,93% do total de passageiros de vôos domésticos em maio de 2007, embarcou 37,27% desse total no mês passado.
A queda das líderes deu espaço para o crescimento da VRG (que opera a marca Varig) --empresa que pertence à Gol. Sua participação cresceu de 4,15% para 7,97% nos vôos domésticos.
Em seguida aparecem as companhias aéreas OceanAir (1,92% de participação), WebJet (1,9%) e Trip (0,88%).
Já nos vôos internacionais, TAM (de 72,36% para 74,25%) e Varig (de 10,04% para 16,68%) aumentaram suas participações no mercado, enquanto que a Gol perdeu espaço (de 13,7% para 8,75%). Mais três companhias --Meta (0,15%), TAF (0,1%) e OceanAir (0,07%)-- também tiveram participação neste mercado.
Audiência de custódia
Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva
Greve nacional
Paralisação dos funcionários começou nesta quinta-feira e segue por tempo indeterminado; clientes podem recorrer a canais digitais, caixas eletrônicos e lotéricas
Voltar ao topo