dothCom Consultoria Digital
Publicado em 10/06/2008 às 09:07
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
Um antigo abrigo nazista para ataques antiaéreos é hoje o mais novo museu particular de arte contemporânea da Alemanha.
Aberto à visitação pública no último fim de semana, o prédio de cinco andares, localizado no centro de Berlim, passa a ser também um dos mais curiosos endereços da arte no país.
Construído em 1942 sob supervisão de Albert Speer, arquiteto predileto de Hitler, o bunker de concreto maciço chegou a dar proteção a 3.000 pessoas de uma só vez durante os bombardeios à capital do 3º Reich.
Comprado em 2003 por um colecionador de arte, o lugar passou por anos de reformas para abrigar obras de artistas contemporâneos renomados.
O prédio passou por diversas funções nas últimas décadas. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi utilizado pelos soviéticos para aprisionar criminosos nazistas. Durante era comunista, a partir da década de 1950, foi usado pelo governo da Alemanha Oriental como armazém para frutas tropicais.
As grossas paredes e o sofisticado sistema de circulação de ar garantem temperaturas amenas no ano inteiro, ideais para conservar os vegetais importados de longe. Foi nessa época que o prédio ganhou o apelido de "bunker das bananas".
Com a queda do Muro de Berlim, o ambiente lúgubre serviu de cenário para concorridas festas rave e de temática sadomasoquista promovidas por uma boate tecno.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo