Turismo
Com a realização hoje (18) o seminário "Prodetur Nacional - Região Sul", no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, na Capital, Mato Grosso do Sul e os demais Estados que compõem o Codesul serão efetivamente beneficiados com recursos do Ministério do Turismo. O diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Edimar Gomes da Silva, apresentou aos secretários e dirigentes de turismo da região a sistemática do novo modelo do Programa de Desenvolvimento do Turismo.
O Programa de Desenvolvimento da Infra-estrutura Básica de Turismo da Região Sul (Prodetur Sul) é um projeto desenvolvido pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, em conjunto com o Ministério do Esporte e Turismo, o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa incrementar o turismo nos Estados componentes, aproveitando os recursos naturais existentes e buscando também a melhoria da qualidade de vida da população local.
O primeiro seminário foi realizado, em Manaus (AM), beneficiando a região que compreende a Amazônia Legal. O próximo seminário será destinado a benefícios da região Sudeste. "É o maior programa do Ministério do Turismo, com uma linha de crédito de US$ 1 bilhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinados aos Estados que tiverem as respectivas cartas-consulta aprovadas pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento." Nas propostas, segundo ele, devem ser identificadas as modalidades de turismo que serão desenvolvidas, bem como os mercados, segmentos e áreas geográficas alvos das intervenções.
Treze Estados brasileiros já apresentaram carta-consulta para obter o financiamento do BID. São eles: Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Piauí, Amapá, Paraíba e Paraná. Nesse processo, o MTur presta assistência técnica na elaboração da carta, para que as mesmas estejam de acordo com as diretrizes do Plano Nacional do Turismo 2007-2010. Tocantins, Sergipe, Alagoas, Roraima, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Curitiba e Goiânia estão preparando suas cartas-consulta em conjunto com o MTur.
Para a diretora presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e coordenadora do Comitê de Turismo Integrado (CTI) da Região Sul, Nilde Brun, o seminário foi excelente: "Vamos encaminhar novamente nossa primeira carta-consulta com pequenos ajustes. Ela visa o beneficiamento da região da Serra da Bodoquena. Posteriormente, vamos encaminhar a segunda, que pleiteia benefícios para a região do Pantanal e a de Campo Grande", disse.
Segundo Nilde, com o antigo programa, Mato Grosso do Sul restringia a busca por recursos para a região de Bonito e Serra da Bodoquena. "No novo Prodetur, vamos poder desenvolver várias regiões do Estado que possuem atrativo turístico, mas que não possuíam os requisitos necessários aos recursos", destacou.
"Mato Grosso do Sul já havia cumprido todas as exigências pedidas para a captação de recursos. Mas fomos prejudicados pois não foi liberado. Porém, agora, o representante do Ministério do Turismo garantiu que vamos conseguir sanar nossas duas principais exigências, que são a estrada entre Bonito e Bodoquena, e a Estrada Parque Pantanal", afirmou o governador André Puccinelli.
Na reunião, aberta pelo governador André, estiveram presentes também a secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa Dias; o secretário de Turismo do Paraná, Celso de Souza Karon; o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, José Heitor Goulart; o secretário de Turismo de Santa Catarina, Guilberto Savreda e os diretores do Prodetur Nacional, Edmar Gomes da Silva e Daniel Pires Vieira; além de Nilde Brum.
Edimar Gomes da Silva ratificou que, desta vez, as atividades serão diferentes. "Assumo o compromisso de que queremos atender a todos os que buscam o desenvolvimento da capacidade turística do seu Estado. A partir de agora, a posição do Ministério será diferente, uma vez que os recursos já estão saindo", afirmou.
Durante o seminário, foram discutidos projetos de desenvolvimento turístico sustentável em toda a região, contemplando a ampliação das oportunidades de trabalho, geração de renda e divisas no setor turístico através da melhoria da qualidade dos produtos e serviços ofertados. As ações de infra-estrutura estabelecidas pelo Prodetur Sul recebem investimentos da União, do BID e dos próprios Estados.
As estratégias do Prodetur Sul são norteadas pelo Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável (PDITS), um instrumento de planejamento e gestão do turismo que permite a exploração racional do setor nos Estados, em equilíbrio com o ambiente natural e com a identidade cultural das populações residentes nas localidades associadas.
Saúde
Dados ajudam a orientar ações de prevenção e saúde pública; município também havia aparecido entre os cinco primeiros no levantamento referente ao primeiro quadrimestre
Ação da Polícia Civil
Cachorro apresentava lesão na cabeça e infestação por parasitas e precisou ser internado; prisão ocorreu após avaliação veterinária
Voltar ao topo