X
Turismo

Terra dos Beatles, Liverpool é capital cultural européia

Compartilhe:

A-

A+

Não tem jeito. Mais de 600 mil turistas baixaram em Liverpool em 2006 em busca da atmosfera que inspirou John, Paul, Ringo e George a formarem o mais famoso grupo de rock da história. Mas a cidade tem mais a oferecer do que a memória do quarteto.


Lá, fica, por exemplo, a Tate Liverpool, filial da galeria londrina. Aberta no final da década de 1980, a Tate local é um forte exemplo de que uma visita à cidade é marcante não apenas pela banda. A galeria, além de clássicos como Matisse, Picasso e Salvador Dalí, costuma organizar mostras de importantes nomes de arte contemporânea, como Damien Hirst e Peter Blake.


A cidade vive um momento especial em sua história. Completou 800 anos em 2007 e é a capital cultural do continente. A União Européia nomeia a cada ano duas cidades para a honraria. Em 2008, são Liverpool e a norueguesa Stavanger.


Liverpool preparou-se com esmero: boa parte do que existe foi reformado ou ampliado, como o pórtico de Chinatown ou o Beatles Story, principal museu sobre o grupo. Por lá, os famosos óculos redondos de John Lennon e a guitarra de Paul McCartney ganham a companhia de novas salas temáticas.


Tanto o museu do grupo, que trouxe fama à cidade, quanto a Tate ficam em Albert Dock. Ali começa a visita.


Os antigos armazéns, de 1846, hoje estão totalmente recuperados e são tombados pela Unesco. As construções abrigam cafés, lojas, restaurantes e o Merseyside Maritime Museum --repleto de miniaturas, como a do Titanic, perfeito para crianças.


De Albert Dock saem ainda os principais tours da cidade, como o Yellow Duckmarine, feito a bordo de um veículo anfíbio (o passeio começa na água e termina nas ruas) e o Magical Mistery Tour, que passa por todos os principais pontos relacionados aos Beatles: a casa onde nasceu cada um deles, Strawberry Fields, Penny Lane e termina com uma "pint" no Cavern Club.


Arte
É curioso, mesmo que Penny Lane seja apenas uma rua comum e, Strawberry Fields, um jardinzinho fechado. Os guias são bem-humorados e bastante informados e, durante o trajeto, a música varia de acordo com a atração.


Saindo das docas, ainda na zona portuária, outras preciosidades vão aparecendo. É o caso do imponente Royal Liver Building, com 90 m e um jeitão de Gothan City. Seus dois relógios são maiores do que os do próprio Big Ben.


Datado do começo do século passado, o Liver convive harmoniosamente com edifícios modernos do outro lado da rua. A mistura é fruto da vigorosa reconstrução pós-bombardeios da Segunda Guerra, que destruíram boa parte do centro.


O que não foi posto abaixo está cuidadosamente preservado. É o caso do conjunto arquitetônico de Victoria Street, um excelente caminho para continuar o passeio, saindo das docas rumo ao centro. Ao fim da rua, a Liverpool Cathedral se impõe. Gótica, é a maior igreja da Inglaterra e a maior catedral anglicana do mundo. Inaugurada em 1924, demorou a ficar pronta por conta da Primeira Guerra.


No interior, um órgão com quase 10 mil tubos em operação, um enorme altar recheado de detalhes bíblicos, sinos gigantescos que podem ser vistos durante a subida à torre, vitrais seculares e esculturas e imagens em madeira. A torre principal, de 101 metros, é aberta ao público e oferece a mais completa vista da cidade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo