X
Turismo

Cidade na Sicília oferece casas por 1 euro

Compartilhe:

A-

A+

Uma pequena cidade no oeste da Sicília achou uma solução revolucionária para resolver seus problemas de habitação. Salemi, que fica entre dois rios, está oferecendo casas por apenas 1 euro (o equivalente a R$ 2,40).


A maior parte delas foi danificada por um terremoto há 40 anos e, desde então, boa parte da população deixou a cidade. A idéia é do prefeito Vittorio Sgarbi. Ele acredita que esta é a única forma de revitalizar o centro histórico da cidade.


"Há 3.700 casas de propriedade do conselho (municipal), quase todas estão na parte velha (da cidade), e têm risco de desabar", explicou Sgarbi.


As casas são extraordinariamente baratas, mas quem decidir comprar uma será obrigado a reformar sem alterar o estilo original do imóvel, num prazo de dois anos, a um custo elevado.


Interesse
Inicialmente Sgarbi havia oferecido as casas de graça a moradores de Salemi que concordassem em reformá-las. E para promover sua causa, ele deu a primeira moradia ao presidente do clube de futebol Inter de Milão, Massimo Moratti.


"Nós estamos pensando em pessoas que têm sensibilidade e recursos econômicos para embarcar nesta aventura", disse Sgarbi.


O prefeito já foi crítico de arte e no passado já se definiu como um anarquista. Ele já ocupou um cargo elevado no Ministério da Cultura em uma administração anterior do atual premiê, Silvio Berlusconi.


Entre os pretendentes a casas em Salemi estaria o ex-integrante da banda Genesis, Peter Gabriel.


Sgarbi se disse bastante satisfeito com o interesse que a sua proposta vem despertando. Segundo ele, há várias pessoas programando visitas à cidade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo