X
Turismo

Sancionada lei de incentivo ao turismo rural em MS

Compartilhe:

A-

A+

Publicada no Diário Oficial de ontem a sanção do governador André Puccinelli à lei 3.609 de 19 de dezembro de 2008, que institui a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural em Mato Grosso do Sul. A medida, que já está em vigor, tem como finalidade promover ações que contribuam para o planejamento e para o incentivo do turismo rural.


Entre os seus objetivos está viabilizar instrumentos de produção de renda, para que se consiga garantir a permanência da população que vive no campo. Abrange ainda a valorização dos produtos rurais e o estímulo ao contato direto entre o produtor e o consumidor final.


A lei visa também à promoção do conhecimento e da compreensão sobre o meio ambiente, com foco em sua conservação e no seu uso racional; a valorização e resgate do artesanato regional, da cultura da família do campo e dos eventos típicos de meio rural; e a troca de valores culturais entre o campo e a cidade.


De acordo com lei, a Política de Fomento está comprometida com um turismo ambientalmente sustentável, de valorização da atividade rural e diversificação dos negócios dessa atividade. Inclui também a preservação das raízes, hábitos e costumes que formam a cultura local.


As ações que propostas pela política de incentivo serão norteadas por um Plano Estadual, que reúne informações, diagnósticos e metas para estimular o turismo; um Sistema Estadual, com agentes que irão executar as políticas definidas; e um Fundo Estadual, com recursos financeiros para reunir e canalizar recursos para o turismo rural no Estado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo