Turismo
A crise está fazendo com que as pessoas evitem hotéis e pousadas em suas viagens de férias. Em vez de se hospedar em locais pagos, turistas estão optando por fazer um intercâmbio de casas para deixar a viagem mais barata. Funciona assim: você viaja e se hospeda na casa de alguém que também viajou e deixou a residência desocupada. Ao mesmo tempo em que você libera a sua casa para outros turistas.
Espanha, Itália, Egito, Senegal, China, Vietnã, Tailândia, Argentina, Peru, Estados Unidos e Canadá são alguns dos destinos oferecidos em diversos sites na internet. Até o Brasil já faz parte da "troca de casas" no site Intervac (International Home Exchange Holiday Service). Há casas disponíveis em Santos, no litoral paulista, no Rio de Janeiro, em João Pessoa, Florianópolis e Fortaleza.
Algumas dessas páginas oferecem o serviço de graça. Outras cobram entre R$ 130 e 460 pelo anúncio. Antes de fechar negócio, os turistas conversam para definir se o carro também está no pacote e se é permitido levar animais de estimação, entre outros aspectos. Ao mesmo tempo em que a crise fecha alguns mercados, abre outros.
A idéia agora em ascensão já foi retratada no filme The Holiday (O amor não tira férias) em 2006.
DESPEDIDA
Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos
MEIO AMBIENTE
Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027
Voltar ao topo