X
Turismo

Passeio de trem é viagem contemplativa pelo Pantanal

Compartilhe:

A-

A+

Sobre os trilhos, ele anda lento. Entre riachos e morros, o grito estridente do apito não somente espanta os animais que vez ou outra cruzam o caminho, mas também celebra a chegada do tão esperado trem. Às 20h, Miranda, em Mato Grosso do Sul, porta de entrada do Pantanal, está tomada. Passageiros acenam, dão boas-vindas para o expresso que chega ao fim de sua viagem inaugural, 18 anos após ter sido desativado.


Serras, morros, riachos e diferentes espécies de árvore e pássaro passam pelas janelas dos vagões reformados do Trem do Pantanal, agora batizado de Pantanal Express, durante o trajeto que parte de Campo Grande, a capital, até a cidade de Miranda, com parada para o almoço em Aquidauana. O passeio acontece aos sábados, às 7h30. A volta é feita aos domingos, às 8h30.


É preciso bastante disposição para suportar o chacoalhar do trem, que "corre" a 30 km/h, durante oito longas horas. A viagem é contemplativa. Ar-condicionado, poltronas reclináveis e revestidas de couro e cerveja gelada ajudam o passeio a ser mais prazeroso.


Uma opção para amenizar a canseira é pegar um ônibus até Aquidauana e, de lá, embarcar no Pantanal Express.


Jacarés e araras-azuis
Embora o passeio disponibilize guias locais, que narram o trajeto percorrido e contam curiosidades sobre a região, ele apenas serve de introdução para entender o rico e complexo ecossistema da maior planície alagável do mundo. Os ecoturistas costumam dizer que o Pantanal começa mesmo a partir de Miranda.


Enquanto a expansão dos trilhos não chega até Corumbá, o que deve acontecer só em 2011, a alternativa para quem busca o "verdadeiro" Pantanal, de áreas alagadas na época de cheia, jacarés e araras-azuis, é procurar alguma fazenda para se hospedar próximo a Miranda.


Em algumas delas, como a fazenda San Francisco (www.fazendasanfrancisco.com.br), é possível passear de chalana, fazer safáris fotográficos e cavalgadas. Outra pedida é o Refúgio Ecológico Caiman (www.caiman.com.br).


Jaguatiricas, onças-pintadas, antas e outros mamíferos cobiçados pelos turistas podem ser vistos, muitas vezes, durante a focagem noturna de animais silvestres. O passeio requer silêncio e atenção dos visitantes.


Durante o dia, em uma trilha de curta duração, é grande a presença de macacos e de inúmeras espécies de pássaro. Eles reforçam ainda mais a riqueza quase infinita do Pantanal.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo