X
Bioma da aventura

"Mirim Pantaneiro" mostra que quando se trata de Pantanal, flagra e pescaria boa estão no "pacote"

Compartilhe:

A-

A+

Desde o início de setembro, e ainda nas últimas duas semanas, o Pantanal vem se mostrado enquanto uma caixinha de surpresas. Só no dia de ontem (23), por exemplo, um guia de turismo compartilhou o flagra de uma sucuri colossal a nadar "mansinha" no Rio Aquidauana. Só podia ser aqui!

Guia de pesca há 25 anos, Rodrigo Costa Cardoso flagrou o réptil nadando nas águas do Rio Aquidauana.

O que é surpresa para uns, para outros nem tanto. Porém, tanto a equipe quanto os próprios leitores do Jornal O Pantaneiro confirmam em inanimidade: o mesmo bioma que preenche os olhos e aquece o coração, traz o orgulho de dizer: "somos pantaneiros".

É o caso de José Ricardo Leite Kassar. Com apenas 9 anos, o menino corumbaense ganhou o título de "Mirim Pantaneiro" ao levar a paixão pela pescaria adiante. No seu perfil no Instagram, encanta até mesmo quem não entende nada do assunto. Segurando peixe como gente grande, o único medo do garoto é deixar o peixe escapar do anzol.

Aos 9 anos de idade, José Ricardo Kassar pesca como muita gente grande; aliás, ganhou até título em competicão.

"Pegar minha 'barra de ouro' – o pintado – é mais difícil porque ele é pesado, puxa muita linha e na boca dele parece que tem uma lixa. Quando você vai ver ele já fugiu e nem deu pra sentir", disse José ao portal Campo Grande News – e dando uma aula de pescaria para todo mundo.

No talento do Mirim Pantaneiro, só se for no esquema do pesque e solte. Recentemente, fazendo o que bem sabe, subiu ao pódio da competição "Rei do Rio", garantindo o 3° lugar. E por 1 cm de diferença não pega a medalha de prata. Detalhe: ele foi a única criança a participar do evento.

"Em nem ligo. Eu gosto mesmo é de me divertir!"

Pantanal de surpresas – Há poucos meses a família de José trocou o Rio Paraguai pelas águas doces do Tocantins. Na saudade de MS, por pouco o menino não veio com seu pai fazer uma visitinha. Foi preciso negociar com a escola para o garoto se afastasse por quinze dias. A condição era que o Mirim Pantaneiro estudasse muito. Promessa até agora cumprida.

Ao lado do pai José Renato Ortiz, 40 anos, o filho é apaixonado em fisgar sua "barra de ouro", o peixe pintado.

Mas não é só a história desse garoto criado na região pantaneira sul-mato-grossense que impacta. No início do mês, O Pantaneiro compartilhou a de Elias Tanus, 44 anos, e seus "gatinhos de quintal". O guia de turismo – conhecido pelo apelido de "Jaguarman" (homem onça) – rastreia, cuida, se inspira e tem maior respeito para com as onças-pintadas.

Inclusive, um flagra de Elias mostrou um lobinho que quase "filou" a janta da onça "Atrevida". No vídeo, a felina leva a melhor após 10 minutos de descuido do seu alimento.

Outra cena inédita foi a dupla de mãe e filhote de gatos mouriscos a posar para as lentes do fotógrafo Edir Alves. Raridade no Pantanal, os animais tiveram clique sensacional compartilhado nas redes, e assim todo mundo pôde conferir.

Quem se lembra da dupla de gatos mouriscos avistada e eternizada em clique inédito no Pantanal? (Foto: Edir Alves)

E o que dizer da cobra de maior "barrigão" em Bonito? O registro de uma sucuri, feito por um empresário local, impressiona ao mostrar a digestão do réptil nas águas cristalinas bonitenses. A suspeita era que o volume se tratava de uma capivara que acabou se dando mal.

Para finalizar com as surpresas pantaneiras, O Pantaneiro também revelou a viagem sobre duas rodas que o grupo de bikeiros "Peregrinos do Pantanal" estão a fazer de Campo Grande com a intenção de chegar à Cidade Branca. Em Aquidauana, nem metade do caminho estimada em 713 quilômetros pelo mapa de MS, os ciclistas conversaram com a nossa equipe e simplesmente disseram:

"Nem o calor da primavera vai nos deixar preguiçosos!", brincaram o time de aventureiros.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Audiência de custódia

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Greve nacional

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Paralisação dos funcionários começou nesta quinta-feira e segue por tempo indeterminado; clientes podem recorrer a canais digitais, caixas eletrônicos e lotéricas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo