X

Turismo

Irradiando cultura, Festival de Inverno atrai 15 mil pessoas em Bonito

Jornal O Pantaneiro acompanha evento que completa 24 anos nesta edição

Compartilhe:

A-

A+

O Festival de Inverno de Bonito 2024 começou na noite de quarta-feira, 21, com muita energia e entusiasmo, marcando o início de um evento que promete ser um dos maiores e mais diversificados do Mato Grosso do Sul. A equipe do jornal O Pantaneiro acompanha, com exclusividade, as 83 horas de arte e cultura, e 57 atrações voltadas para toda a família, o festival tem como tema este ano “Na terra viva, nossa arte vibra”.

A cerimônia de abertura, na Praça da Liberdade, foi um verdadeiro espetáculo, com balé, balé aéreo e um cortejo animado pelo grupo musical BojoMalê, de Campo Grande.  Com mais de 15 mil pessoas presentes e uma apresentação de três horas de duração, o público foi levado a uma verdadeira viagem musical, repleta de emoção e nostalgia.

O secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania de MS, Marcelo Miranda, destacou a inovação da programação deste ano, que foi definida com quatro meses de antecedência, atendendo às demandas do setor turístico. “Pela primeira vez, conseguimos definir a programação nacional com antecedência suficiente para promovê-la em uma das maiores feiras de turismo da América Latina”, afirmou Miranda. Segundo ele, o festival está atraindo visitantes de todo o Brasil e do mundo, com uma cidade de 23 mil habitantes já completamente lotada.

Cantor Alexandre PiresCantor Alexandre Pires - Foto: Ryan Santos / Jornal O Pantaneiro

Artistas nacionais

Em uma entrevista ao O Pantaneiro, a atriz Isabel Fillardis expressou sua empolgação. É a primeira vez da artista na cidade turística: “É um privilégio de verdade participar de um festival que já existe há 24 anos. É um projeto que trouxe cultura, entretenimento, educação e inclusão para a comunidade. Estou encantada com o que estou vendo”, afirmou Fillardis, que também aproveitou para destacar a campanha “Todos por Elas” do governo do estado, promovendo a importância da valorização das mulheres.

Até o próximo domingo, 25, Bonito será o palco de uma extensa programação cultural e educacional, com 30 oficinas, seis exposições, 11 contações de história, 16 shows ou concertos, sete palestras, sete intervenções artísticas e dois campeonatos de games. Além disso, o evento conta com atividades na Galeria de Artes Visuais e na Tenda dos Saberes, todas gratuitas para o público.

O cantor Alexandre Pires, conhecido por seu trabalho com o “Baile do Nego Veio”, também se mostrou entusiasmado com sua participação. “É uma honra voltar a Bonito e tocar no Festival. O Mato Grosso do Sul faz parte da minha trajetória e estou feliz de trazer a alegria e a celebração musical dos anos 90 para o público”, disse Pires.

Tradicional evento movimenta economia localTradicional evento movimenta economia local - Rhobson Lima / Jornal O Pantaneiro

Tudo de graça

Marcelo Miranda, além de ressaltar a qualidade e a inovação da programação deste ano, destacou o compromisso ambiental do festival. “Estamos realizando o primeiro festival carbono neutro, com iniciativas para neutralizar nossas emissões e preservar o meio ambiente”, afirmou. Ele também mencionou a riqueza cultural da gastronomia e das artes locais, que estão sendo celebradas ao longo do evento.

Com uma programação diversificada e um forte compromisso com a sustentabilidade, o Festival de Inverno de Bonito 2024 se estabelece como um dos eventos culturais mais importantes do estado, atraindo visitantes e oferecendo uma vasta gama de experiências para todos os gostos.

Palcos

O Lua é o palco mais deslumbrante do Festival, com estrutura inédita que simula um túnel, cuja cobertura de estrelas cria um ambiente mágico e iluminado para as apresentações noturnas. O palco destaca-se pela beleza e integração de ativações tecnológicas e arte sustentável, reforçando o compromisso do FIB com a inovação e o respeito ao meio ambiente.

Além dos shows, o FIB oferece uma rica diversidade de manifestações culturais ao longo do dia. A partir das 8h, os visitantes podem participar de atividades como teatro, dança, circo, oficinas de cerâmica, bordado, artesanato, literatura e arte de rua, espalhadas por toda a cidade. O Palco Sol, localizado na Praça da Liberdade, abriga várias dessas atividades culturais diurnas, proporcionando um espaço vibrante para apresentações de dança, teatro e outras formas de expressão artística.

O Palco Futuro está localizado no CMU (Centro de Múltiplo Uso), na Avenida Paulo VI, 50. Este espaço é dedicado ao Festival Bonitinho e conta com uma programação especial para as crianças, incluindo atividades integrativas, educativas e recreativas. O local receberá atrações como o espetáculo Crianceiras, Bob Zoom e o Cozinha Show com gastronomia infantil.

Clique aqui e confira a programação completa.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 22 vagas de emprego nesta quinta

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 22 vagas de emprego nesta quinta

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Exame não aponta lesões no corpo de jovem encontrado no Rio Aquidauana

Afogamento

Exame não aponta lesões no corpo de jovem encontrado no Rio Aquidauana

Welliton Martins Benites estava desaparecido desde sábado; corpo foi localizado por um pescador a cerca de 300 metros da Ponte Boiadeira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo