X

Pantanal Tech

Gratidão da UEMS marca com emoção o encerramento da Pantanal Tech 2025

Na abertura, homenagem pantaneiro foi com comitiva simbólica e no encerramento com a música do Grupo Acaba

Compartilhe:

A-

A+

Crédito do vídeo: Ademar Cardoso

O mesmo som do berrante que ecoou na cerimônia de abertura da Pantanal Tech 2025, na manhã de quinta-feira, dia 26, fechou a cerimônia de encerramento na noite de domingo, dia 29. As duas instituições realizadoras, Governo do estado e UEMS, estiveram representadas. 

O Governo do Estado, foi representado pelo secretário de Estado Marcelo Miranda, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania; e por Ricardo Senna, Secretário-Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação; e a UEMS-Universidade Estadual de MS, pelo reitor Laércio Alves de Carvalho, e o Diretor do Campus de Aquidauana, Tiago Pasquetti. 

Juntamente com eles, no palco, o prefeito de Aquidauana, Mauro Luiz Batista, o Mauro do Atlântico; o Grupo acaba, prestes a completar 60 anos de existência (criado em 1969) e a menina Ághata Rodrigues Pasquetti, de 5 anos. Todos diante de numerosa plateia na praça de alimentação.

Reitor da UEMS convidou a menina Ághata para tocar o berrante no encerramento da PanTanal Tech / Foto: O Pantaneiro

O secretário Marcelo Miranda, parabenizou e agradeceu o Grupo Acaba e a UEMS “por esse incrível evento, sobre tecnologia e desenvolvimento com sustentabilidade”. E convidou a vice-reitora da UEMS, Luciana Ferreira da Silva, para entregar a homenagem ao grupo. 

Ricardo Senna, representando a SEMADESC, agradeceu em nome do governador Eduardo Riedel, todos os colaboradores, o Reitor e a esposa, porque “esta união de todos, conseguiu, definitivamente, colocar esse evento, o Pantanal Tech MS, como um dos mais importantes eventos de ciência, tecnologia e inovação do país”.
 
Reafirmou que, “o governo do Estado, está satisfeitíssimo com o que aconteceu aqui. Validamos um modelo de apoio à pesquisa científica, à transferência de tecnologia e ao estímulo aos processos inovadores”. E finalizou, agradecendo o professor Tiago, gerente do Campus de Aquidauana.

Secretário Executivo da SEMADESC apresentou agradecimento em nome do governador Eduardo Riedel / Foto: O Pantaneiro

O prefeito Mauro do Atlântico agradeceu a todos e disse que “este evento é um divisor de águas no formato de eventos”.  Fez questão de agradecer a participação das forças de segurança, como Exército, Marinha, Polícia Militar e Ambiental, e Bombeiro Militar. 

Na sequência, veio o momento mais emocionante da cerimônia. O Diretor do Campus da UEMS em Aquidauana, Tiago Pasquetti, convidou todos que ajudaram a realizar a Pantanal Tech 2025, para a frente do palco. 

“Isso que é Pantanal Tech! Nada se faz sozinho. A gente fez, foi com esse povo aqui, que desde o início, esteve conosco, organizando tudo isso”, agradeceu Tiago. E estendeu o agradecimento as equipes da UEMS de Dourados, de Campo Grande, Ivinhema, Paranaíba, todas as unidades, e todos os nossos gerentes, nossos pró-reitores, e demais parceiros, muito obrigado”. 

Grupo Acaba, prestes a completar 60 anos de criação, cantou no encerramento da Pantanal Tech 2025 / Foto: O Pantaneiro

A emoção continuou na fala do Reitor Laércio Carvalho. Ele convidou a menina Ághata Pasquetti, para tocar o mesmo berrante tocado na abertura do evento, dia 26. “E assim, declaro, oficialmente, encerrada a Pantanal Tech”, finalizou, anunciando o show do Grupo Acaba 

Os Canta-Dores do Pantanal, abriram com uma de suas músicas consagradas: Kananciuê. A palavra tem tudo a ver com a Pantanal Tech. É uma expressão de origem indígena, possivelmente tupi-guarani, que evoca a ideia de renovação, conexão com a natureza e força espiritual.

Assista à reportagem:

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Falece Jorge de Barros Oliveira, artista e referência cultural do MS

DESPEDIDA

Falece Jorge de Barros Oliveira, artista e referência cultural do MS

Fundador do Espaço Cultural Raíz em Piraputanga, ele morreu aos 63 anos.

Falece Maria Aparecida Eustáquio de Arruda, aos 92 anos

DESPEDIDA

Falece Maria Aparecida Eustáquio de Arruda, aos 92 anos

O velório acontece na Pax Vida e o sepultamento está marcado para às 10:00 desta terça-feira (15)

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo