X

Centro-Oeste terá nove Unidades de Pronto Atendimento até 2011

Compartilhe:

A-

A+

A implementação do "Mais Saúde" trará para a Região Centro-Oeste a construção de nove Unidades de Pronto Atendimento e Apoio Diagnóstico (UPAs) até 2011. Em todo o país, o Ministério da Saúde vai construir 132 UPAs ao custo unitário de R$ 2 milhões. As UPAs têm como finalidade atender  urgências ambulatoriais e estabilizar pacientes até a chegada do Samu/192, além de realizar exames laboratoriais e de raio-x na própria unidade ou em laboratórios de apoio diagnóstico.


Cada UPA tem capacidade de atender uma população de 100 mil habitantes e atuará em um Território Integrado de Atenção à Saúde (Teias). Cada Teia tem como finalidade integrar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde para regiões com 100 mil habitantes, reunindo a cobertura de equipes do Saúde da Família, de Saúde Bucal, Centros de Atenção Psicossocial e Núcleos de Apoio às Equipes do Saúde da Família, independente do número de municípios que sejam reunidos para compor a população de 100 mil habitantes.


A construção de UPAs é ação integrante do pilar estratégico do "Mais Saúde", chamado Ampliação do Acesso com Qualidade, que tem como objetivo ampliar o acesso com qualidade aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como, por exemplo, reequipar 300 serviços de hemodiálise, com 2.600 novas máquinas, e habilitar 366 unidades de terapia renal substitutiva, 230 de neurocirurgia, 155 de cardiologia, 186 de traumato-ortopedia, 640 de oftalmologia e 13 de saúde auditiva, em todo o país.


O Mais Saúde é composto ainda de outros três pilares: Gestão, Trabalho e Controle Social; Promoção e Atenção à Saúde: A Família no Centro da Mudança; e Desenvolvimento e Inovação em Saúde. Esses pilares têm como proposta, respectivamente, qualificar os profissionais e gestores, formar recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo instrumentos para o controle social e fiscalização dos recursos; o envolvimento de ações de saúde para toda a família, desde a gestação até os idosos; e tratar a saúde como um importante setor de desenvolvimento nacional, na produção, renda e emprego.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

INTERNACIONAL

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

Partido conquistou maioria na Câmara e no Senado; resultado muda a relação entre Legislativo e governo Trump

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

TAUNAY

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

Ocorrência mobilizou equipe da PM de Aquidauana; versões sobre o início da discussão são divergentes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo