X

Varizes afetam 35% dos brasileiros

Compartilhe:

A-

A+

O verão começa no próximo dia 21 e traz com ele minissaias, biquínis e outras vestimentas diminutas. Para 35% dos brasileiros, a estação mais decotada do ano traz também vergonha, incômodo e inchaço. Esta é a porcentagem estimada de pessoas acometidas por varizes no País. Mais do que um incômodo estético, o quadro representa uma séria ameaça ao organismo. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença aparece em 14º lugar na lista de aposentadorias por invalidez no Brasil.


Livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o angiologista Eduardo Toledo de Aguiar ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo ele, em 70% dos quadros, as varizes aparecem antes dos 30 anos. "Em meninas, uma das causas principais do aparecimento de varizes é a gravidez na adolescência", diz.


Aos 17 anos, o adolescente Thiago de Oliveira Jerônimo surpreendeu-se ao encontrar veias dilatadas em sua perna. "Quando meus pais viram a mancha na minha perna explicaram que varizes não aparecem só em gente mais idosa. Eu já sabia que o problema poderia ser hereditário porque meu tio e meu avô também têm varizes", conta o rapaz.


Nos mais jovens, grande parte dos casos de varizes resultam de uma má formação venosa. A carga genética também é determinante para o desenvolvimento da doença entre crianças e adolescentes, mas a evolução do quadro depende ainda dos hábitos de vida. "Se os pais do indivíduo têm varizes, ele apresenta cerca de 50% de chance de apresentá-las também, mas fatores como sedentarismo e obesidade também interferem no quadro", afirma o médico Walter Campos, do Hospital das Clínicas.


A incidência de varizes em homens não é tão elevada quanto sugere a história de Thiago. Em termos gerais, mulheres apresentam de duas a cinco vezes mais chances de desenvolver a doença do que os homens, de acordo com as estatísticas de diferentes trabalhos médicos.


Como são as principais vítimas das varizes, as mulheres costumam procurar tratamento a tempo de evitar suas conseqüências mais graves, tais como a úlcera varicosa. "Geralmente o que motiva a ida ao médico entre as mulheres é a vaidade. Grande parte chega no estágio inicial, quando há só vasinhos. Quando há dilatação, com a formação de pelotinhas, as veias já estão comprometidas e o quadro pode evoluir acarretando sérios problemas", diz Aguiar. As informações são do Jornal da Tarde

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

INTERNACIONAL

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

Partido conquistou maioria na Câmara e no Senado; resultado muda a relação entre Legislativo e governo Trump

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

TAUNAY

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

Ocorrência mobilizou equipe da PM de Aquidauana; versões sobre o início da discussão são divergentes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo