X

Febre amarela pode ter feito a terceira vítima

Compartilhe:

A-

A+

Comerciante de Maringá (PR), que passou o fim de ano em Caldas Novas, morreu na terça-feira com sintomas sugestivos da doença. Médico que o atendeu confirma diagnóstico clínico


As autoridades de saúde do Paraná e de Goiás investigam a morte de um comerciante de Maringá (PR), na terça-feira, com sintomas sugestivos de febre amarela. Almir Rodrigues da Cunha, de 47 anos, que há dez anos vivia com a família no Paraná, passou as festas de fim de ano na região de Caldas Novas e uma das suspeitas é a de que o comerciante tenha contraído o vírus da doença no município goiano. O Estado está em alerta desde o início do ano passado, quando duas pessoas morreram em Jataí, vítimas da doença. Em outubro começaram a ser registrados casos de epizootia (doença e mortes de animais, especialmente macacos) em dezenas cidades, chegando a 50 municípios esta semana.


Com este caso, sobe para três as suspeitas de óbitos pela doença em Goiás. O corpo do comerciante chegou ontem a Caldas Novas, onde vive parte dos familiares.


O sepultamento está marcado para hoje de manhã. A morte do comerciante provocou pânico entre os moradores. Na tarde de ontem eles procuraram em massa as unidades de saúde em busca de vacinas. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou para hoje a instalação de oito postos volantes de imunização na cidade e nos povoados vizinhos para atender à demanda.


Os postos atenderão das 8 às 17 horas, inclusive no centro da cidade, onde funcionava a antiga rodoviária. Cerca de 30 parentes que tiveram contato recente com o comerciante foram vacinados ontem mesmo. Uma prima dele, Giovana Vieira Lopes, disse ao POPULAR que Almir chegou a Caldas Novas na sexta-feira anterior ao natal, dia 21 de dezembro. No trajeto entre Maringá e Caldas passou uma noite com a família em Prata (MG). Entre os dias 26 e 29 esteve também em Aloândia.


Nessas localidades, freqüentou chácaras de parentes na zona rural dos municípios. No dia 2 de janeiro retornou para o Paraná. No último domingo, dia 6, foi internado no Hospital Santa Rita, de Maringá, com sintomas como febre, dor no corpo, icterícia e insuficiência hepática. Na terça-feira, morreu. Almir deixa mulher e duas filhas de 15 e 20 anos.


Diagnóstico O médico intensivista do Hospital Santa Rita, José Ramos Martins, informou que o comerciante ficou menos de 30 horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). ?Seu quadro evoluiu rapidamente para a morte.? De acordo com o especialista, ?o diagnóstico clínico e epidemiológico do paciente é de febre amarela.? Conforme nota enviada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SES-PR), a morte do comerciante foi decorrente de síndrome icterofebril hemorrágica aguda, quadro clínico presente também em doenças como hantavirose, dengue e leptospirose. Não há, no Paraná, registro de casos de febre amarela silvestre nem urbana.


Ainda de acordo com a SES-PR, ?foram colhidas amostras de material para todos os exames laboratoriais indicados nos diagnósticos diferenciais etiológicos: leptospirose, hantavirose, dengue e febre amarela.? Segundo informou o órgão, a suspeita de febre amarela foi aventada pelo fato de a vítima ter estado em área de risco, no Estado de Goiás. Há garantia de que os resultados dos exames laboratoriais enviados para o Laboratório Central do Paraná, como dengue e leptospirose, serão realizados com a maior agilidade possível.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

INTERNACIONAL

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

Partido conquistou maioria na Câmara e no Senado; resultado muda a relação entre Legislativo e governo Trump

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

TAUNAY

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

Ocorrência mobilizou equipe da PM de Aquidauana; versões sobre o início da discussão são divergentes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo