X

Sobe o número de mulheres internadas por infarto

Compartilhe:

A-

A+

O número de internações de mulheres por infarto agudo do miocárdio subiu 46% (de 15.672 para 22.910) entre 1997 e 2007, segundo levantamento realizado pelo INC (Instituto Nacional de Cardiologia) nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde em todo o país. Os dados foram retirados do Datasus (banco de dados do Ministério da Saúde).


De acordo com o trabalho, o tempo de internação é de sete dias, em média, e a taxa de mortalidade em decorrência do ataque cardíaco chega a 16,8%.


Segundo dados do Ministério da Saúde, o infarto é a segunda causa de morte entre as brasileiras --a primeira é o AVC (acidente vascular cerebral).


"Essa pesquisa só vem acrescentar à preocupação da cardiologia em nível mundial, que é a saúde cardiovascular da mulher.


A moléstia que mais mata mulheres são os problemas cardiovasculares", diz o cardiologista Antônio Carlos Chagas, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.


Entre as explicações para o aumento no número de mulheres internadas por conta de infarto, estão o envelhecimento da população e as mudanças no estilo de vida (estresse, tabagismo etc).


Até a menopausa, as mulheres são mais protegidas contra eventos cardiovasculares pela ação dos hormônios. Depois dela, os riscos crescem.


Especialistas avaliam que contribuem também para as internações o maior acesso a métodos diagnósticos e a maior disponibilidade de leitos.


"A mulher trabalha fora e continua tendo as funções de dona de casa. Logicamente tem uma sobrecarga de trabalho, passou a ser mais hipertensa. Além disso, infelizmente as mulheres fumam mais do que os homens", alerta Chagas.


O cigarro, sozinho, causa lesões nos vasos sanguíneos, que aumentam as chances de ocorrer um evento cardiovascular. Mas o efeito negativo é multiplicado ao combiná-lo com pílula anticoncepcional --estudos anteriores mostram que a combinação aumenta os riscos em até 39 vezes.


O excesso de trabalho também favorece o sedentarismo, a alimentação inadequada e o consequente sobrepeso -outros fatores relacionados a problemas cardiovasculares.


O infarto ocorre quando há redução do fluxo sanguíneo nas coronárias (artérias que irrigam o coração) por causa de um bloqueio nesses vasos. Parte do músculo cardíaco pode sofrer necrose por falta de oxigênio.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo